Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

22/07/2020

SPM Faz homenagem às vítimas de Feminicídio

SPM Faz homenagem às vítimas de Feminicídio

Nesta quarta-feira, 22 de julho, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de Toledo fez ato em homenagem às vítimas de feminicídio em função da passagem do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná. A cruz foi instalada na Usina do Conhecimento do Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

Esse é o primeiro ano da Lei Estadual 19.873/19, que trata do combate ao feminicídio e veio para proteger a mulher vítima de violência doméstica. É o dia em que a advogada Tatiane Spitzner foi encontrada morta após cair do 4º andar do prédio em que morava na cidade de Guarapuava, onde câmeras de segurança registraram o marido dela, Luis Felipe Manvailer agredindo a esposa antes da queda.

“A ação é simbólica, pois não vamos fazer panfletagens por conta da pandemia. Esse ano montamos uma cruz de TNT com uma mensagem escrito Paz em homenagem às inúmeras vítimas de feminicídio no Estado”, explicou a Secretária de Políticas para Mulheres, Larissa Ribeiro. 

 

Dados

Ainda não houve a divulgação oficial do número de mortes em 2019. Mas em 2018, foram 61 casos contra 41 em 2017, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP/PR). O assassinato de mulheres em razão do gênero passou a ser considerado homicídio qualificado e crime hediondo em 2015.

Em Toledo, somente a SPM atendeu 32 novos casos no primeiro semestre de 2020 com queixas de algum tipo de violência. “Conforme contato com diversos setores, percebemos que os números se mantiveram similares ao ano anterior. Não sabemos se as mulheres estão tendo dificuldade de registrar o boletim de ocorrência em função dos agressores estarem em casa, já que estamos passando por uma situação atípica durante a pandemia. Por isso, estamos procurando divulgar os canais de contato para que, se necessário, as mulheres encontrem a melhor maneira de pedir ajuda”, explanou Larissa.

Ela disse ainda que a mulher deve procurar o serviço sempre que sofrer algum tipo de violência. A Secretaria da Mulher está preparada para acolher, encorajar, orientar e acompanhar as mulheres que possam precisar de atendimento. 

“Sabemos que muitas mulheres tem dificuldade em sair de um ciclo de violência, pois muitas estão casadas há muitos anos e não conseguem se libertar por diversos motivos. Mas essas mulheres podem nos procurar para que possamos realizar as orientações e as escutas necessárias”, frisou a Secretária.

 

Rede de Proteção

Em caso de violência, é necessário saber onde buscar ajuda. Em Toledo a Rede de Proteção à Mulher conta com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM), Delegacia da Mulher, Guarda Municipal com a Patrulha Maria da Penha, Polícia Militar e Núcleo Maria da Penha (Numape).

“Sabemos que nos municípios que temos esses órgãos se conseguem trabalhar com a prevenção e informação acerca desse tema. Dessa forma conseguimos diminuir os números de feminicídio em comparação com outras cidades do mesmo porte no Brasil”, explicou Larissa. 

A Secretária lembra que no período de pandemia os setores estão trabalhando normalmente, seguindo os protocolos da Covid-19. Ela também destacou que Toledo está entre os 13 municípios, dos 399 do Estado do Paraná, que contam com uma secretaria ou órgão de proteção à mulher. 

Toda mulher está sujeita a violência doméstica e familiar, cometida pelo parceiro ou parceira ou mesmo por um parente.

Violência física - qualquer ação contra a integridade física da mulher: empurrões, chutes, tapas, socos, puxão de cabelos etc.

Violência sexual - a vítima é obrigada a presenciar, manter ou participar de relação sexual ou contato físico não desejado. Também é violência sexual induzir a mulher a comercializar ou a usar a sua sexualidade, como se expor sexualmente na internet. É violência quando o homem impede a mulher de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação.

 

Telefones úteis

#100 violação dos direitos humanos

#180 disque denúncia

#190 emergência

#197 Polícia Civil

#3378-7300 Delegacia da Mulher

#3252-5528 Secretaria de Políticas para a Mulher - atendimentos e orientações

#delegaciaeletronica.pr.gov.br (mulher vítima de violência doméstica).

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

SPM Faz homenagem às vítimas de Feminicídio
SPM Faz homenagem às vítimas de Feminicídio
SPM Faz homenagem às vítimas de Feminicídio

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal