Toledo, terça-feira, 30 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

20/03/2019

Cense em Toledo recebe material para atividades pedagógicas

Cense em Toledo recebe material para atividades pedagógicas

Na manhã desta terça-feira, 19, o Centro de Socioeducação de Toledo (Cense), recebeu da Secretaria Municipal de Saúde um kit de material pedagógico. O material servirá para as atividades realizadas com os jovens que se encontram no Centro. O objetivo é orientar com relação aos efeitos de uso de substâncias psicoativas, que são substâncias químicas que agem no sistema nervoso central, como álcool, tabaco, maconha, cocaína, LSD, crack e muitas outras, que podem interferir na vida dos jovens.

Foram adquiridos dois kits no valor de R$ 11.050,00, totalizando R$ 22.100,00. Cada kit contém uma boneca que mostra os efeitos químicos no processo respiratório, cigarro gigante contendo as substâncias do cigarro, o efeito nas artérias como a obesidade, óculos que simula os efeitos do álcool e drogas, boneca que simula o recém nascido com tamanho e peso real de um bebê, simulando todas as necessidades, como o choro, irritação e outros. Com o material o adolescente pode aprender de maneira prática a partir dessas experiências.

“Esses materiais fazem com que os jovens do Cense vivenciem algo do processo educativo para a vida de uma maneira como talvez nunca receberam, e a gente tem que olhar para eles na sua dificuldade e dar oportunidade”, declarou a Secretária da Saúde Denise Liell.

“A atenção primária também terá um kit desses para trabalhar esse tipo de política no ambiente que precisamos chegar, pois muitos jovens não chegam até a Unidade para mostrar o que pode acontecer”, complementou.

Dos 399 municípios do Paraná, três participam deste projeto e Toledo é um dos que desenvolveu as ações de forma como está programado dentro do plano. O projeto envolve a Secretaria de Esportes, Cultura e Juventude. O objetivo é fazer com que os adolescentes que entraram no Cense saiam de uma forma diferente, com as atividades que são ofertadas.

“Trabalhamos disciplina, respeito, cumprimento de normas, um viés pedagógico, não é simplesmente o punir por punir, ele é responsabilizado pelo ato que conduziu a internação e a equipe multidisciplinar que compõem o Cense, psicólogo,  assistente social, pedagogo, agentes de segurança socioeducativos, professores, todos conduzem uma reflexão e atendimento para os jovens”, declarou Sandro de Moraes diretor do Cense.

A enfermeira, Sirlene Dela Torre, comenta sobre como é elaborada as ações envolvendo o Cense e o município. “Nós temos o Grupo de Trabalho Intermunicipal (GTI), que são vários componentes do município. A cada quatro meses a gente se reúne, a próxima reunião será em abril, e este GTI decide as ações e uma das tarefas é elaborar um plano de ação que o município vai desenvolver dentro do Cense. Então nós temos a equipe do Cense que fazem as atividades deles, mas o município também tem uma responsabilidade de fazer essas oficinas e cursos. Então mensalmente nós temos equipes de vários setores, um dos departamentos mais presentes é a Saúde Mental, envolvida de uma forma geral, desenvolvendo ações”.

Sobre o Cense

O Centro de Socioeducação de Toledo, é o local em que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, podem permanecer de 6 meses a 3 anos, respondendo a processo judicial. Neste período de permanência na unidade, são realizadas atividades esportivas, escolarização e profissionalização.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Cense em Toledo recebe material para atividades pedagógicas
Cense em Toledo recebe material para atividades pedagógicas
Cense em Toledo recebe material para atividades pedagógicas

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal