Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

15/10/2020

Covid-19: Toledo entra na bandeira amarela, mas cenário ainda preocupa

Covid-19: Toledo entra na bandeira amarela, mas cenário ainda preocupa

A semana epidemiológica 41, de 4 a 10 de outubro, apresentou resultados bastante animadores nas ações de Toledo no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). Em comparação com o período anterior (27 de setembro a 3 de outubro), houve redução de 32,97% no número de casos (de 185 para 124) e de 50% no registro de óbitos por Covid-19 (de 8 para 4).

Esta melhora no quadro epidemiológico fez Toledo sair da bandeira laranja para a amarela, reduzindo a escala de risco de moderado para leve. Contribuíram também para esta mudança a queda na taxa de ocupação de leitos de enfermaria de unidade de terapia intensiva (UTI) na Macrorregional Oeste.

A queda no número de casos é uma tendência que tem se consolidado desde a semana epidemiológica 37 (6 a 12 de setembro), quando 416 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. De lá para cá, os números têm caído significativamente: 415 na semana 38, 272 na 39 e 185 na 40.

Com isso, a proporção de pessoas recuperadas em relação ao total das que foram infectadas também subiu consideravelmente, sempre acima dos 90% desde 2 de outubro. A partir de 21 de setembro a média móvel (média aritmética dos sete dias anteriores) de recuperados sempre esteve acima da de novos casos, o que fez, desde então, o número de pacientes ativos (com novo coronavírus ainda presente no corpo) cair de 759 para 203 - uma redução de 73,25%.

A secretária de Saúde, Denise Liell, pontua que, apesar da melhora do quadro epidemiológico da Covid-19 no município, a população precisa manter-se vigilante para conter a disseminação do Sars-Cov-2. “O novo coronavírus tem uma transmissibilidade muito alta e qualquer descuido pode acarretar em piora da situação da pandemia e fazer Toledo voltar para as bandeiras laranja ou vermelha. Da nossa parte, vamos continuar monitorando o cenário e como estes dados se comportarão após o feriado de 12 de outubro”, alerta. “Por isso, devemos continuar usando máscara do jeito certo quando sairmos de casa, evitar aglomerações, higienizar as mãos várias vezes ao dia e ter bastante cuidado com sintomas de síndrome gripal e os típicos da Covid-19, como perda de paladar ou olfato, procurando atendimento médico o quanto antes seja no PAM [Pronto Atendimento Municipal) ou nas unidades-sentinelas do Panorama, Cosmos ou Santa Clara”, recomenda.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal