Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

08/10/2020

Uopeccan de Cascavel realiza lanche da tarde com alimentos nutritivos para os pacientes da Oncopediatria

Uopeccan de Cascavel realiza lanche da tarde com alimentos nutritivos para os pacientes da Oncopediatria

O Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, em comemoração ao Dia das Crianças no próximo dia 12 de outubro, promove nesta sexta-feira (09), um lanche da tarde para os pacientes internados na Ala da Oncopediatria. Cada criança irá receber um Kit festa, com alimentos nutritivos produzidos na cozinha do hospital.

O cardápio contará com brigadeiro de beterraba, beijinho de cenoura, palito salgado de queijo e aveia, entre outras delícias. “Sabemos que a alimentação saudável é importante para a saúde dos baixinhos e quando tem essas datas comemorativas ficamos com receio de ofertar excesso de doces e frituras, principalmente no que se refere ao tratamento oncológico”, ressalta a nutricionista da Oncopediatria, Bruna Lima.

Atualmente cerca de 15 crianças e adolescentes estão internadas na Uopeccan de Cascavel. A mudança da convivência com internações passa a ser uma nova realidade do paciente e da família, havendo alterações nas rotinas. Segundo a psicóloga hospitalar, Ana Carolina Mantovani, as atividades de lazer no ambiente hospitalar se tornam bem-vindas neste período. “As dinâmicas permitem que a criança seja vista como criança e não somente como sujeito doente, possibilita a manutenção do tratamento, mas sem ser este o único foco, pois permite abertura de um olhar para a criança ali presente, para além da doença”.

A psicóloga ainda ressalta a importância de resgatar a identidade da criança durante o tratamento, o paciente não deve ser visto apenas como “o ser doente”, precisa ser enxergado como uma criança em desenvolvimento. “É preciso que os pais e equipe multidisciplinar busquem formas de envolver a criança, buscando dar voz, para que não tenha o seu desenvolvimento psíquico paralisado enquanto realiza o tratamento oncológico. Dentro desses cuidados e necessidades se fazem presente o brincar, o socializar, o aprender, o descansar, e o poder falar e entender o que eles sentem e pensam sobre o que está acontecendo”.

 Confira a receita dos doces:

Beijinho de cenoura

1 cenoura pequena ralada no ralo grosso (100g)

1 xícara (chá) de água

1 ½ xícara (chá) de leite em pó

2 colheres (sopa) de amido de milho

½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de margarina

5 colheres (sopa) de coco ralado

Como fazer:

Bata no liquidificador a cenoura, a água, o leite em pó, o amido de milho e o açúcar até que todos os ingredientes estejam incorporados.

Transfira para uma panela, junte a margarina e leve ao fogo baixo mexendo até aparecer o fundo da panela. Misture 2 colheres de coco ralado e despeje em um prato levemente untado com margarina. Deixe esfriar. Enrole em forma de bolinhas e passe no coco ralado.

Brigadeiro de beterraba

1 beterraba ralada no ralo

1 lata de leite condensado,

2¹/² colher de sopa de margarina sem sal

2 colheres de sopa de cacau em pó

Como fazer:

Deixe cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre por aproximadamente 20 min. Ou até soltar do fundo da panela.

Após esfriar, enrole os docinhos dando-lhe forma de brigadeiros, passe os docinhos no chocolate granulado.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | UOPECCAN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal