Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

07/10/2020

Matriz de Risco indica que Toledo permanece com o Alerta Laranja

Matriz de Risco indica que Toledo permanece com o Alerta Laranja

O mês de setembro foi bem atípico no que diz respeito ao perfil dos novos casos da pandemia do novo coronavírus e ao comportamento dos números estatísticos do período. Nesta terça-feira (06), foi apresentado pelo Comitê de Operações Emergenciais (COE) a situação epidemiológica do município e o enquadramento do mesmo na Matriz de Risco utilizada pelos profissionais de saúde para acompanhar a evolução da pandemia. 

De acordo com a apresentação, Toledo permanece com o Alerta Laranja, porém com “um pezinho” na bandeira Vermelha. As três primeiras semanas de setembro apresentaram os mais altos índices de novos casos de Covid-19, ambas acima de 400 positivos. Apenas na última semana essa tendência foi quebrada, quando foram registrados 272 casos positivos. 

A taxa de ocupação de leitos de enfermaria adulto e de leitos de UTI houve uma variação positiva. Isso interferiu na previsão de esgotamento de leitos de UTI. A taxa de positividade da Covid-19 ajudou a puxar para baixo os pontos na Matriz de Risco. Esses foram os dados que auxiliaram para manter Toledo no Alerta Laranja. 

Acontece que na última semana analisada foi registrado o maior número de óbitos por Covid-19 em uma única semana, nove no total. Um aumento de 350% no número de óbitos ao comparar com as semanas anteriores. Não fossem os demais indicadores terem apresentado alguma melhora, certamente Toledo estaria em estado de emergência com o alerta da Bandeira Vermelha. 

Os profissionais de saúde lamentam os óbitos e estão esperançosos com a colaboração da população. “Se as pessoas mantiverem os cuidados, o distanciamento, o uso de máscara e do álcool 70% é possível que as coisas passem a melhorar. Ainda temos um número de óbitos alto, desde o primeiro não houve nenhuma semana sem óbitos em Toledo. Por outro lado, 92,77% dos casos estão recuperados. Nesta segunda-feira (05) registramos apenas 9 casos positivos, há muito tempo não tínhamos menos que dois dígitos”, avalia o Médico Fernando Pedrotti. 

O Boletim Epidemiológico desta terça-feira (06) apresentou 22 novos casos. O número de casos ativos continua caindo, agora são 334 casos ativos. Ao todo, 28 pacientes de Toledo estão hospitalizados, sendo 13 em leitos de enfermaria e 15 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

A pandemia não acabou e os cuidados devem ser mantidos para podermos combater os efeitos e evitar sua expansão. O calor não mata o vírus como alguns pensam, portanto é necessário lavar as mãos com frequência, fazer uso do álcool 70%, usar máscara, sair de casa somente se for necessário e procurar respeitar o distanciamento social. Se apresentar algum sintoma gripal, procurar imediatamente uma unidade de referência. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal