Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

01/10/2020

Ambulatório e leitos de enfermaria exclusivos: PAM é referência contra a Covid-19

Ambulatório e leitos de enfermaria exclusivos: PAM é referência contra a Covid-19

Os sinais do combate de Toledo contra a Covid-19 podem ser vistos por toda a parte e ele se torna ainda mais intenso nas instalações do Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, na Grande Pioneiro. Desde 10 de junho, o local tornou-se a principal “trincheira” nesta guerra contra um inimigo invisível, dedicando-se exclusivamente ao atendimento ambulatorial e pré-hospitalar de pessoas com sintomas suspeitos ou já diagnosticadas com a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Pacientes com mais de 12 anos que apresentam sintomas moderados da patologia permanecem internados em leitos de enfermaria ali instalados. Antes, passam por consulta nos ambulatórios do PAM ou de uma das “unidades-sentinela”, isto é, unidades básicas de saúde (UBS) que estão atendendo exclusivamente pacientes com síndrome gripal (com tosse, febre, dor de garganta e/ou falta de ar) ou com sinais característicos de Covid-19, como perda do olfato ou do paladar. 

É o caso dos postos do Panorama, que funciona todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 7h às 19h, mesmo horário de atendimento das unidades do Santa Clara e Cosmos, que ficam de portas abertas de segunda a sexta-feira. “Estas ações reforçam nossa preocupação em atender este tipo de paciente. A exclusividade do PAM na prestação deste serviço pelo SUS [Sistema Único de Saúde] nos permite concentração de esforços e dedicação integral no enfrentamento à Covid-19”, salienta a secretária de Saúde, Denise Liell.

Pacientes em estágio avançado da doença são encaminhados, via Central de Leitos, a um dos hospitais da Macrorregional Oeste, rede da qual o Bom Jesus faz parte, disponibilizando 24 unidades.

Crianças de até 12 anos de idade que manifestarem os sintomas de Covid-19 devem ser levadas até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker. Com o PAM totalmente dedicado aos infectados pelo Sars-Cov-2, é neste local que estão sendo realizados todos os atendimentos de urgência e emergência que não envolvam pacientes com problemas respiratórios.

Atenção básica

Estas ações na média e alta complexidade levaram a Secretaria Municipal de Saúde a adequar a atenção básica. À exceção das UBS do Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera e Bressan, fechadas em razão da remodelação do sistema municipal de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus, e das unidades-sentinela (Panorama, Cosmos e Santa Clara), todas as outras unidades de saúde estão realizando procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos).

Estão abertas as UBS dos bairros Industrial, Concórdia, Coopagro, São Francisco, Europa, Centro e Maracanã e dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista, São Luiz do Oeste, Vila Nova, Novo Sarandi, Concórdia do Oeste e Vila Ipiranga. As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos. Gestantes e puérperas estão sendo encaminhadas somente para a UBS do Paulista. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal