Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

25/09/2020

COVID-19: Saúde de Toledo orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados

COVID-19: Saúde de Toledo orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados

Em virtude da pandemia do novo coronavírus a Secretaria de Saúde de Toledo  (SMS) convidou representantes de várias igrejas do município para tratar de assuntos relacionados a pandemia do novo coronavírus e sobre as atividades e celebrações relacionadas ao Dia de Finados, o2 de novembro. 

Na ocasião a equipe técnica da Secretaria de Saúde apresentou o perfil dos casos confirmados da Covid-19 para os líderes religiosos e também solucionou dúvidas dos mesmos. Também foram relatadas situações vivenciadas nas comunidades religiosas. 

O tipo de transmissão comunitária, aquele que não é possível identificar qual é necessariamente a origem do contágio, é uma das principais formas de contaminação (46%). Esse e tantos outros dados foram apresentados durante a reunião demonstrando, principalmente, a preocupação com o público idoso com mais de 60 anos. 

Atualmente, apesar de não representar a maior fatia de pessoas contaminadas, o público idoso é o que mais evoluiu para óbitos durante a pandemia. Hoje a média de idade, se considerados os 55 óbitos de Toledo, é de 68,2 anos. 

Encaminhamentos

Após debaterem o tema, chegou-se ao consenso de que é necessário cuidar do público com mais de 60 anos. As sugestões levantadas foram no sentido de incentivar aquelas pessoas que não abrem mão de visitar o túmulo de familiares nos cemitérios, a utilizar os dias que antecedem o feriado de Finados (02 de novembro) ou os dias seguintes, ao invés de usar apenas aquele final de semana, como estratégia para evitar aglomerações. 

O representante da Igreja Católica elogiou o trabalho realizado pelos técnicos do município e disse que pretendem adotar todas as medidas de segurança que forem orientadas pelo poder público.

O Pastor da Igreja Adventista do 7º Dia, Marcos Aurélio da Costa Freires, disse que “nós que pregamos o amor também devemos neste momento proteger nossos idosos, nossas crianças e as pessoas que amamos”. 

Para o grupo evangélico, será mais fácil trabalhar as orientações com relação ao Dia de Finados, devido às tradições adotadas serem diferentes das celebrações costumeiramente praticadas dentro do catolicismo. 

A Secretária de Saúde acrescentou que este momento foi importante também para trabalhar a necessidade de cuidados com os diversos públicos, em especial crianças e idosos, e que o papel dos líderes religiosos é de fundamental importância no sentido de colaborar com as informações e práticas corretas. 

“Essa reunião faz parte de uma estratégia que estamos adotando desde o início de agosto para ampliar as informações importantes e fazer com que elas cheguem até os grupos de idosos”, avaliou a Secretária de Saúde, Denise Liell. 

Participaram da reunião representantes das igrejas Católica, Adventista do 7º Dia, Assembleia de Deus, Luterana do Brasil, Livre de Toledo, Irmãos Menonitas, Associação de Ministros Evangélicos de Toledo (AME), além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

COVID-19: Saúde de Toledo orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados
COVID-19: Saúde de Toledo orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal