Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

15/08/2020

Mesmo com pandemia, criação de empresas se mantém em alta em Toledo

Mesmo com pandemia, criação de empresas se mantém em alta em Toledo

Crise da Covid-19 não afetou o empreendedorismo local; de janeiro a julho deste ano, 1.547 alvarás foram abertos e 453 deram baixa, saldo positivo 1.094

A pandemia de Covid-19 afetou a economia de Toledo em vários aspectos, mas, ao contrário do que se registra em vários municípios do Brasil, não registrou um fechamento em massa de empresas. Pelo contrário: entre janeiro e julho deste ano, foi concedido o alvará de abertura a 1.547 pessoas jurídicas enquanto 453 pediram baixa, um saldo positivo de 1.094 empreendimentos.

O maior saldo foi em relação às microempresas (586, com 758 aberturas e 172 baixas), seguido pelos MEI - microempreendedores individuais (294, 519 a 225), pequenas empresas (234, 253 a 19) e grandes empresas (9, 11 a 2). Apenas as médias empresas tiveram saldo negativo de 29, com seis aberturas e 35 baixas.

Em números absolutos, este resultado é menor que o registrado no ano passado, quando, nos sete primeiros meses de 2019, 1.623 alvarás de aberturas foram concedidos a empresas do municípios e 507 pediram baixa, um saldo positivo de 1.116 - apenas 22 a mais que no mesmo período de 2020. “Não fosse a pandemia, certamente este número seria ainda maior neste ano. A crise não fez perder o interesse de quem quer investir em Toledo, tanto que o número de atendimentos na Sala do Empreendedor não apresentou quedas significativas em momento algum, mesmo quando houve medidas mais restritivas do poder público”, avalia a coordenadora do órgão, Fernanda Moreira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Alcídio Roques Pastório, entende que a manutenção de alta na criação de empresas se deve à confiança que Toledo inspira nos investidores. “Para os empreendimentos de todos os portes, nosso município oferece um ambiente de negócios favorável, com infraestrutura e estabilidade político-administrativa. Dessa forma, oferecemos confiabilidade, equilíbrio e solidez para eles investirem sem medo”, analisa. “Por esses motivos, os últimos dias foram de grandes notícias nesta área, com a confirmação de novos empreendimentos de três grandes grupos do varejo paranaense e nacional, caso do Muffato, da Havan e do Primato, aqui em Toledo”, exemplifica.

 

PUBLICIDADE


 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | JAIRO TOMAZELLI | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal