Toledo, segunda-feira, 03 de agosto de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

31/07/2020

Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo

Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo

Depois de muito anos de espera, o Centro de Saúde, localizado na área central de Toledo na rua Almirante Tamandaré (antigo postão), recebeu melhorias em sua estrutura. De acordo com o  Decreto 807/2020, o espaço recebe o nome de Centro de Saúde Belim Luiz Carollo, uma homenagem a um dos maiores incentivadores do tradicionalismo gaúcho em Toledo. O mesmo residia na mesma rua em que o Centro de Saúde está instalado. Familiares se emocionaram e agradeceram a homenagem da administração. 

A reforma da estrutura da unidade recebeu recurso estadual no valor de R$ 150.333,00, valor investido na troca do telhado, pintura, colocação de piso tátil, limpeza das calhas, ampliação da recepção e remodelação do espaço de espera. O recurso foi viabilizado na época pelo deputado estadual José Carlos Schiavinato, agora federal.  A obra torna ainda melhor o serviço prestado pelos colaboradores do espaço e o atendimento à população da região, estimada em 10 mil pessoas. 

De acordo com o prefeito, Lúcio de Marchi, as obras foram feitas para melhor atender a comunidade. “Agradeço a todos que colaboraram para que o Centro de Saúde pudesse passar por essa reforma, e agradeço também pela paciência que a população teve devido aos transtornos causados pela reforma.  Agora o espaço ficou mais bonito, arejado e adequado para o atendimento de saúde”. 

A secretária de Saúde, Denise Liell, destaca a homenagem ao ‘Seu Belim’, conhecido por sua contribuição na comunidade. “Representa valores como a alegria, doação, e é este o sentimento que deve ser cultivado no Centro de Saúde, um espaço de promoção à saúde. O Centro de Saúde é referência no município todo, por sua existência ocorreu na década de 70. Estamos muito felizes com a reforma concluída

Quem foi Belim Luiz Carollo?

Filho de agricultores e casado com Alice Mattiello Carollo, com quem teve cinco filhos (um adotivo), Belim Luiz Carollo nasceu em Nova Prata/RS em 30/07/1936. Engajado no movimento tradicionalista, fundou com os amigos, ainda no Rio Grande do Sul, seu primeiro conjunto de músicas gaúchas. 

Chegou em Toledo em 19/11/1969 e, sentindo-se um pouco deslocado, encontrou por aqui outros amigos apaixonados pela cultura dos pampas e, após algumas conversas, fundaram, em 1975, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência das Tradições, atualmente CTG Rancho da Amizade, do qual foi patrão de honra. Neste mesmo ano, criou o conjunto “Os Tradicionalistas”.

O gosto pela cultura gaúcha também se materializou na sala de ensaios que mantinha nos fundos de sua empresa, a Sapataria Carollo. Neste espaço surgiram vários declamadores, gaiteiros, músicos e conjuntos musicais. Esta paixão o acompanhou até o seu falecimento, em 13/12/2019. Porém, seu legado de amor e fraternidade à família e aos amigos permanece vivo entre aqueles que o conheceram.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo
Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo
Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo
Reformado, Centro de Saúde em Toledo recebe o nome de Belim Luiz Carollo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 11632/PR - Welinton Tomazelli 11636/PR

Desenvolvido por Cidade Portal