Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

29/07/2020

Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova

Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova

População da região conta agora com médico especialista em saúde da família em período integral e ESF (em breve); quase R$ 720 mil foram investidos na estrutura

Os investimentos de Toledo em saúde não se resumem aos do combate à Covid-19. Foi concluída neste mês a construção da nova sede da Unidade de Saúde da Família (USF) de Vila Nova, ampliando a quantidade e a qualidade dos atendimentos à população do distrito e comunidades próximas, bem como melhorou as condições de trabalhos dos colaboradores. 

Localizada na Rua Antônio Prado, 1695 (próximo à subestação), a estrutura, com 311 metros quadrados, recebeu investimentos de R$ 719.439,73 e conta com consultórios médico, odontológico (ainda inativo) e de enfermagem e salas de aplicação de medicamentos, vacinas, curativos, inalação e reuniões.  Antes oferecidas somente em um turno, agora há disponibilidade de consultas em período integral. 

A nova unidade foi um dos pedidos feitos pelos moradores na Agência Aberta Itinerante, lembra o prefeito Lucio de Marchi.  “Com esta construção concluída, estou atendendo um pedido da comunidade e cumprindo mais compromisso na saúde. Vai oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da área médica e servidores, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários”

Suturas e procedimentos de baixa complexidade, como remoção de corpo estranho no olho, drenagem de abscessos e lavagem de ouvido, também podem ser realizados na USF. “Os moradores de Vila Nova e região que precisarem deste atendimento, principalmente quem trabalha em lavouras e sofre pequenos acidentes, podem, em horário comercial encontrá-lo mais próximo, não precisando ir mais à UPA [Unidade de Pronto Atendimento]”, observa a coordenadora da USF, Viviane Delcy da Silva. “Esta estrutura também está a serviço da população do distrito vizinho de Novo Sobradinho, onde a unidade está temporariamente fechada em razão da organização dos serviços de saúde realizada em função da pandemia de Covid-19”, pontua.

Outra novidade da “nova casa” é a implantação, em breve, da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médico e enfermeiro especialistas em saúde da família e demais profissionais que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, focados na prevenção de doenças e agravos.  “No momento, temos uma EAP [Equipe de Atenção Primária], mas, com a inclusão de agente comunitário de saúde e mais visitas domiciliares, o que só será possível quando a pandemia acabar, teremos, de fato, uma ESF, a qual representará um salto de qualidade nos serviços que prestamos ”, comenta.

A ESF terá capacidade para atender até 4 mil moradores da sede do distrito e das comunidades próximas: Dois Marcos, Lajeado Grande, Linha Clube 18 de Abril, Linha Giacomini, Linha Guaçu, Linha São Pedro e Vila Flórida . “Com a população vindo até o posto, iniciamos o cadastro dos moradores deste território no fim do ano passado e tivemos que interrompê-lo por causa da pandemia. Assim que esta estiver sob controle, vamos retomar este processo para fazermos um atendimento ainda mais qualificado”, salienta a coordenadora. “Neste cenário, os agentes comunitários de saúde, assim que forem incluídos na nossa estratégia, possuem papel relevante, ficando com a responsabilidade de cadastrar e acompanhar as famílias no domicílio, estreitando o vínculo entre equipe e comunidade”, enfatiza.

OUTRAS OBRAS
Esta é mais uma obra da atual gestão. Na atenção básica, destaque para as reformas do Centro de Saúde na região central e de outras unidades básicas de saúde em vários bairros e distritos: Vila Industrial, Jardim Coopagro, Jardim Porto Alegre, Panorama II, Paulista, Cerro da Lola e Novo Sarandi. Estão em obras as unidades de Concórdia do Oeste e Bom Princípio. 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | JAIRO TOMAZELLI | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova
Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova
Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova
Nova USF amplia atendimento de saúde a moradores do distrito de Vila Nova

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal