Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

17/07/2020

COE alerta para aumento de casos nos distritos de Toledo

COE alerta para aumento de casos nos distritos de Toledo

Centro e a Grande Pioneira também preocupam as autoridades sanitárias. Já a Região do Panorama e São Francisco aparenta ter estabilizado a doença

O Centro de Operações Emergenciais (COE) de Toledo conta com profissionais que monitoram periodicamente o perfil dos casos relacionados à pandemia do novo coronavírus no município. Vários fatores são analisados e comparados a cada semana epidemiológica. 

No último Boletim divulgado nesta quarta-feira (15) estavam contabilizados um total de 2527 casos positivos para a Covid-19. Na análise dos casos conforme a região de moradia, percebeu-se uma alteração de perfil, principalmente com o aumento de moradores confirmados para Covid-19 nos distritos do interior de Toledo. 

“O dado que nos preocupou bastante na análise dos casos foi o aumento expressivo no interior, onde o número mais que dobrou no período de uma semana. Há uma distribuição heterogênea entre as regiões do interior, com a ocorrência de casos em praticamente todas as localidades, como novo Sarandi, Concórdia do Oeste, Bom Princípio, Vila Nova, São Luiz do Oeste, entre outros”, comentou a Médica da Secretaria de Saúde, Gabriela Kucharski. 

No dia 17 de junho apenas três casos confirmados eram localizados no interior. Na semana seguinte (26/06) esse número aumentou para 11 casos e passou para 15 no dia 29 de julho. Na semana do dia 07 de julho haviam 22 casos distribuídos entre os distritos de Toledo. Porém, na última terça-feira (14) já eram 50 pessoas sabidamente contaminadas. 

A Médica da Secretaria de Saúde explicou que o tipo principal de contágio é o comunitário, correspondendo a mais de 50% dos doentes, no qual o paciente não consegue identificar como se infectou. A segunda forma de transmissão mais frequente nesses casos foi pelo tipo domiciliar. 

“As ocupações dos pacientes contaminados, moradores do interior, são as mais diversas possíveis. Desde agricultores, passando por aposentados e pessoas que se declararam do lar, incluindo muitos que trabalham em setores da indústria e comércio, bem como autônomos”, acrescentou Gabriela.

Centro e Pioneira
As outras duas regiões que preocupam as autoridades sanitárias e profissionais da saúde são o Centro e a Grande Pioneira, os quais vem progressivamente aumentando o número de casos ao longo das semanas, ao contrário da região do Panorama/São Francisco que, apesar de proporcionalmente ainda concentrar a maior parte dos casos, apresentou redução da incidência na última semana, evoluindo de 346 para 408 casos positivos.

A Região do Centro registrava sete casos positivos na semana do dia 17 de junho. Esse número foi aumentando para 31, depois 34, chegou a 77 no semana do dia sete de julho e na última terça-feira (14) atingiu 106 casos positivos. 

Na Região da Pioneira eram 36 casos no dia 17 de junho. Nas semanas seguintes passou a 112, depois estabilizou em 124, voltou a crescer em sete de julho com 233 casos e atingiu 307 positivos na última terça-feira. 

Orientações
A Secretária de Saúde, Denise Liell, reforçou a necessidade de manter a rotina de prevenção, já que o novo coronavírus está em todos os lugares, inclusive no interior.

“Se precisar sair, use máscara o tempo todo e do jeito certo, cobrindo boca e nariz. O toque de recolher das nove da noite às seis da manhã também está valendo na zona rural. Só pode circular neste horário quem estiver em deslocamento de trabalho ou buscando atendimento médico. Com esta doença sob controle, nossa economia poderá retomar ao normal o mais rapidamente possível. O momento não é de fazer festas, visitas ou sair de casa sem necessidade. Não deixe o novo coronavírus colocar a sua vida e a de sua família em risco. Então, se puder, fique em casa”, frisa a Secretária. 

PUBLICIDADE


 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

COE alerta para aumento de casos nos distritos de Toledo
COE alerta para aumento de casos nos distritos de Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal