Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

25/06/2020

Na metade da 2ª etapa, fumacê em Toledo começa a apresentar resultados

Na metade da 2ª etapa, fumacê em Toledo começa a apresentar resultados

Depois de concluir a primeira etapa, que percorreu 19 bairros e um distrito, o trabalho de aplicação do inseticida utilizado no combate ao Aedes aegypti está na metade da segunda fase, na metade do terceiro dos cinco ciclos previstos. O fumacê, forma popular pela qual este serviço é chamado, está sendo realizado por meio de três caminhonetes que estão pulverizando o Cielo, composto formado pelas substâncias praletrina e imidacloprida, altamente eficazes na eliminação da forma alada do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. 

Nesta etapa, 17 bairros estão sendo contemplados: Panorama, Kroma, São Francisco, Bressan, Parizotto. Becker, La Salle, Santa Maria, Coopagro, Santa Clara, Fachini, Orquídeas, Tocantins, Industrial, Esplanada, Planalto e Pasquali. Não há ainda uma previsão de quando o trabalho será concluído. “Pelo planejamento original, já teríamos concluído todo o trabalho. Contudo, a chuva e principalmente o vento dos últimos dias atrasou nosso cronograma”, detalha o coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt.

De acordo com o coordenador, percebeu-se uma queda média de 90% no número de novos casos de dengue no município - atualmente, Toledo possui 5.210 notificações (4.785 casos autóctones, 63 importados, 360 descartados e dois aguardando resultado) e 4 óbitos. “O fumacê colaborou para esta desaceleração de casos, assim como a queda na temperatura. Porém, é importante que a população continue fazendo sua parte, pois o fumacê só elimina os mosquitos na fase adulta. Caso nada seja feito pelo morador em relação aos objetos que jogados no quintal onde a água se acumula e as larvas do Aedes ali são depositadas, estas chegarão à fase alada e logo estarão voando por aí, causando dengue para as pessoas que estão em volta”, destaca.

Cuidados

Horas antes da passagem do famoso “fumacê”, carros de som informam a população destas regiões da cidade acerca dos cuidados que devem tomar a fim evitar que o veneno prejudique a saúde das pessoas, bem como a de plantas e animais. Além de abrirem todas as portas e janelas das casa, os moradores devem tirar as roupas do varal, cobrir utensílios domésticos, alimentos, gaiolas, colmeias e aquários, bem como devem colocar animais domésticos em ambientes seguros. 

Para evitar intoxicação pelo veneno, deve-se evitar ficar em frente da residência durante e até meia depois da pulverização, sobretudo em se tratando pessoas com problemas respiratórios, crianças de colo, idosos e gestantes. Trinta minutos depois de o fumacê passar, água e comida dada aos animais precisam ser trocadas e somente após este intervalo deve-se retirar a proteção de utensílios domésticos, gaiolas, aquários e colmeias.

A Associação dos Apicultores de Toledo foi avisada da ação para tomarem os devidos cuidados para proteger as abelhas. Aproximadamente 30 minutos após a aplicação já é possível expor novamente crianças, idosos, gestantes e os animais que ficaram protegidos. Para que os moradores estejam em casa no momento em que o fumacê estiver passando em frente, as caminhonetes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão passando fora do horário comercial, das 5h às 8h e das 18h às 20h30. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal