Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

27/05/2020

Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach

Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, recebeu na sala de reuniões de seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (27), integrantes da Secretaria Municipal de Educação e os pais de Gabriela Kauani Hach, Marilice Cristiana Barrozo Hach e Adilson Carlos Hach. Gabriela dará nome ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) que será inaugurado nos próximos meses no Jardim Carelli.

A denominação, estabelecida pelo Decreto 1.039/2016, foi oficializada neste encontro em que a memória da homenageada se deu num clima de carinho e saudade, sentimentos expressados de forma emocionada pelos pais da homenageada. Vítima da leucemia, doença contra a qual lutou por quatro anos, Gabriela faleceu em 1º de fevereiro de 2015, com 6 anos de idade, deixando boas lembranças entre todas as pessoas que a conheceram.

Entre elas, a atual secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, que, à época, era diretora da Escola Municipal Arsênio Heiss, instituição onde Gabriela estudava após ter feito a Educação Infantil no Cmei Pingo de Gente. “Ela era uma criança que gostava de brincar, cantar, contar piadas, estar com os colegas. Seus passatempos preferidos eram passear e fazer um piquenique no lago. Embora tenha sido curta, a vida dela foi marcante, pois ela adorava ajudar as pessoas, era muito prestativa”, relembra. “Durante o tratamento, o qual a deixava muito debilitada, a escola designava a professora Tereza de Mattos para realizar o atendimento educacional domiciliar e, após a abordagem pedagógica, a profissional nunca saia de lá sem brincar um pouco com ela: casinha, boneca, cabeleireira, maquiadora e até de escolinha em que a Gabriela era a professora e Tereza se tornava aluna. Ela foi uma guerreira, mas jamais perdeu a ternura”, pontua.

Igualmente guerreiros, os pais de Gabriela também guardam boas lembranças da filha, a única do casal, e se sentem muito honrados com a homenagem. “Só tenho a dizer muito obrigado por lembrarem dela em uma obra que será tão importante para Toledo”, agradece Marilice. “Estamos muito orgulhosos em saber que este Cmei, por onde milhares de crianças tão inteligentes e alegres como nossa filha serão muito bem educadas, terá o nome dela”, destaca Adilson.

Lucio de Marchi mencionou que, quando ainda era vereador, foi testemunha da mobilização que familiares e amigos da menina fizeram em busca de um doador de medula óssea. “Fico muito satisfeito em fazer esta homenagem por meio de uma estrutura pública tão importante para toda a comunidade. A Gabi, como ela era carinhosamente chamada, é agora um anjo e se tornou um símbolo da alegria que será eternizado nesta obra, um exemplo para todos aqueles que forem estudar neste Cmei”, destaca o prefeito, que ainda falou sobre os investimentos que estão sendo realizados na educação e que estes estão entre as principais prioridades de sua gestão, o que já pode ser observado por toda a comunidade.

A obra

As obras do Cmei Gabriela Kauani Hach, localizadas à Rua Marino Comarella, no Jardim Carelli, foram entregues na primeira quinzena de abril pela Construtora Plano Engenharia Ltda. Somando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do município, foram realizados investimentos de R$ 1.498.580,76 em uma estrutura ampla e confortável, com salas de aula bem arejadas, saguão, banheiros adaptados, playground interno e refeitório distribuídos em 890,33 metros quadrados.

Neste momento, a Secretaria Municipal de Educação está viabilizando o mobiliário do Cmei. Contudo, em razão da pandemia de Covid-19, que suspendeu as atividades presenciais da rede municipal de ensino, ainda não há definição de data para a inauguração do espaço. 

Depois de inaugurado, o novo Cmei do Jardim Carelli atenderá 180 crianças em jornada integral ou parcial. “É uma região com crescente demanda por Educação Infantil grande. A entrega deste Cmei será uma forma de ampliar significativamente o atendimento educacional no Carelli e bairros próximos. A comunidade e nós, da Secretaria da Educação, estamos ansiosos para colocar este espaço educacional em funcionamento e, com isso, levar conhecimento e desenvolvimento para mais crianças”, salienta Edna.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach
Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach
Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach
Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach
Novo Cmei do Jardim Carelli em Toledo terá o nome de Gabriela Kauani Hach

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal