Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

06/04/2020

Coronavírus: Comércio de Toledo abre gradativamente com restrições

Coronavírus: Comércio de Toledo abre gradativamente com restrições

A Prefeitura de Toledo divulgou neste sábado, 04, no Diário Oficial, o decreto municipal nº 772, que regulamenta o retorno gradativo do comércio com restrições devido ao enfrentamento a pandemia de coronavírus (Covid-19). As medidas fazem parte do Plano de Contingência apresentado pelo Grupo Técnico. Após diversas reuniões, o Centro de Operações Emergenciais (COE) flexibilizou o decreto anterior e alterou as medidas de prevenção e segurança para colaboradores e clientes estabelecidas, e determinou novas regras de funcionamento. Na segunda-feira (6), as lojas podem abrir as portas com as medidas de higiene e sanitárias adotadas em cada local. 

As novas medidas que entram em vigor foram discutidas pelos membros do COE e Prefeito Lucio de Marchi com a orientação do Promotor José Roberto Moreira. Durante a semana, várias entidades empresariais e sindicais encaminharam cartas ao Prefeito Lucio de Marchi elencando uma série de sugestões/solicitações para contribuir com o processo de enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19) e, algumas destas, solicitando o “retorno gradativo das atividades produtivas e econômicas do nosso município, respeitando, por certo, os cuidados fundamentais de higienização e de controle à aglomeração de pessoas”. 

Na sexta-feira, 03, o Prefeito participou de uma nova videoconferência com demais prefeitos da Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), inclusive com a participação das Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, onde estratégias para a retomada da abertura do comércio foram discutidas. “ Todas as decisões são feitas com muita cautela e responsabilidade. Discutir no coletivo é importante, mas a decisão é do município. Sabemos da necessidade dos trabalhadores retomar suas atividades, ganhar o pão e sustentar sua família, isso não se trata apenas de uma crise da saúde, mas econômica e social. Agradeço a colaboração das entidades e do promotor que tem nos auxiliado nas decisões que precisam garantir salvar vidas”. 

A secretária de saúde, Denise Liell, lembra que embora não tenha nenhum caso confirmado de coronavírus, muitas medidas de prevenção foram tomadas e devem ser permanentes, mudando assim a forma de prestação de serviço do comércio, com segurança. O decreto reforça ainda que comerciantes ou responsáveis que não respeitarem as restrições estarão sujeitos às penas previstas na legislação em vigor. 

LOJAS

Autorização para funcionamento dos prestadores de serviços, autônomos e estabelecimentos de comércio varejista, das 9 às 17 horas, de segunda-feira a sábado, desde que: as respectivas atividades não se incluam entre as suspensas pelo inciso anterior;   estejam enquadrados como profissional liberal, microempreendedor individual, micro ou pequena empresa; cumpram as medidas de prevenção previstas neste Decreto.

Salão de beleza e barbearias permitido com restrições

Salões de beleza, salões de cabeleireiros, barbearias, esmalterias, clínicas de estética e afins, mediante atendimento por agendamento, sem aglomeração de pessoas, obrigatoriedade de utilização de máscara pelos respectivos profissionais e observância das demais normas de prevenção estabelecidas no Decreto. 

Feira do Produtor

As feiras do pequeno produtor, observadas as normas gerais específicas estabelecidas no Decreto. 

Hotéis com restrições

Os hotéis, pousadas e similares poderão funcionar com redução de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de hospedagem, devendo notificar, diariamente, à Secretaria da Saúde do Município a relação de seus hóspedes e a respectiva procedência.

Transporte 

Suspensão, até o dia 19 de abril de 2020, da prestação do serviço de transporte coletivo urbano gratuito para idosos.

Restaurantes, panificadoras, confeitarias e congêneres 

O atendimento de refeições no local apenas no café da manhã e no almoço, com redução do quantitativo de clientes no interior do estabelecimento à metade de sua capacidade de lotação, conforme os seus alvarás de funcionamento ou laudo do Corpo de Bombeiros, e afastamento mínimo de 2m (dois metros) entre as mesas, prevalecendo a menor lotação, aplicadas aquelas medidas;

No período noturno, somente será permitida a produção e a comercialização de refeições e lanches para entrega ao consumidor, seja de forma direta ou por tele entrega (delivery) ou drive-thru, sendo vedada a comercialização de alimentos e bebidas para consumo no local, E ampliação das medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde tanto no que se refere à higienização do mobiliário, espaços e equipamentos quanto para evitar a aglomeração e a aproximação dos clientes, determinando o afastamento mínimo de 2m (dois metros) entre as pessoas, especialmente em filas.

PERMANECEM FECHADOS

Permanecem suspensos até o dia 19 de abril de 2020, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e/ou atividades: clubes, piscinas e associações recreativas e afins;casas noturnas, cinemas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares;  academias de ginástica e musculação e congêneres; teatros, Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), Centros da Juventude, Centros de Eventos e similares; parques infantis, praças públicas, quadras e campos esportivos, playgrounds, salões e demais espaços de eventos. 

Clique aqui e confira o decreto na íntegra e o documento em anexo, que consta oito orientações e recomendações sanitárias de prevenção ao covid-19 no qual devem ser respeitadas por todo comércio. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Coronavírus: Comércio de Toledo abre gradativamente com restrições
Coronavírus: Comércio de Toledo abre gradativamente com restrições
Coronavírus: Comércio de Toledo abre gradativamente com restrições

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal