Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

04/04/2020

Visando se preparar para um estágio mais avançado da pandemia, Toledo organiza Hospital de Campanha

Visando se preparar para um estágio mais avançado da pandemia, Toledo organiza Hospital de Campanha

Apesar de não confirmar nenhum caso positivo do novo coronavírus no município, Toledo se prepara para um estágio mais avançado da pandemia. Os profissionais de saúde do Centro de Operações de Emergência (COE) estão monitorando o comportamento dos casos não só em outros países e estados, mas também nas cidades vizinhas. 

Da mesma forma como foram adotadas medidas para frear a chegada da contaminação na cidade, a rede de saúde também está se organizando para receber uma quantidade expressiva de pacientes em um curto espaço de tempo. 

Neste sentido, foi nomeada uma comissão para estruturar um Hospital de Campanha. A Diocese de Toledo ofereceu para isso as estruturas do Instituto João Paulo II, localizado na Estrada da Usina. 

A Comissão, formada pela Enfermeira Alana Silva de Ramos, pela Farmacêutica Mariana Caroline Maccari Muller e pelo Médico Elias Pereira da Silva iniciou os trabalhos de planejamento no início desta semana, já constituíram o fluxo de atendimento e mobilizaram servidores de diversas secretarias para realizar a limpeza e o transporte de materiais. 

A estrutura tem capacidade para 80 leitos, podendo se necessário expandir para 120 leitos. São espaços organizados para cada tipo de atendimento. No formato de apartamentos, com dois leitos cada, estão preparados 23 quartos. Além disso, o Hospital de Campanha terá a “Sala Vermelha”, uma espécie de sala de emergência onde ficarão os pacientes desestabilizados e que necessitarem de uma atenção maior até serem transferidos. 

O perfil de pacientes que irão para o Hospital de Campanha são aqueles com Covid-19, mas que não tem condições de ficarem em casa por conta de alguma descompensação. Não são pacientes graves. 

“O serviço não atenderá porta aberta. Ou seja, todos que vierem pra cá serão avaliados no Mini Hospital, havendo necessidade serão encaminhados. O paciente que vier não poderá ficar com acompanhante, porém teremos um espaço para atender as famílias que vierem buscar informações no local”, explica a Enfermeira Alana. 

No auditório do Instituto ficarão os leitos coletivos. Todos com espaçamento maior que o recomendado pela Vigilância Sanitária. As camas hospitalares utilizadas foram doadas pela empresa Prati Donaduzzi. 

A Enfermeira da Comissão de Estruturação disse que nada seria possível sem o envolvimento de todas as secretarias de governo, a exemplo da Secretaria de Esportes e de Cultura, que auxiliaram no transporte e organização de materiais.

“Esse é um lugar muito bom, até pelo clima os pacientes devem melhorar. Um clima agradável, de tranquilidade e paz que é o que a gente precisa nesse momento”. 

O Prefeito Lucio de Marchi vistoriou ainda nesta quinta-feira (02) as estruturas do Instituto. “Quero agradecer muito ao Dom João, Padre Hélio, Padre Lucimar e toda a Diocese de Toledo que nos ofereceu esse espaço majestoso para implementarmos o Hospital de Campanha João Paulo II e combater essa pandemia que se alastra por todo o mundo. Enquanto alguns municípios estão precisando usar estruturas de estádios de futebol e centros de eventos, Toledo está com esse espaço magnífico para atender a população. Independente de religião, aqui nós vamos atender o ser humano com muita dignidade”, salientou. 

A intenção da Secretaria de Saúde é abrir inicialmente com a disponibilidade de 25 leitos. Tudo deve estar pronto, inclusive equipe de profissionais, até o dia 15 de abril, quando estima-se ter um grande quadro de pessoas contaminadas na região.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal