Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

19/02/2020

Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais

Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais

No mês de maio de 2019 o Serviço Social da Indústria (SESI), assinou um Termo de Comodato  com a prefeitura de Toledo, no qual cedeu gratuitamente uma estrutura de 2.335,54 M², localizada na Vila Pioneira para a execução de atividades educacionais. A nova estrutura foi nomeada como Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE), e desenvolverá atividades em várias áreas relacionadas à educação e desenvolvimento dos alunos. 

No local serão implantados o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado - Educação Infantil (NAEE – Educação Infantil), que fará o atendimento educacional especializado  para alunos da Educação Infantil Municipal de 0 a 5 anos, e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno do Espectro Autista (NAEE – TEA). Também serão ofertadas no CIPE, práticas de contraturno escolar, e futuramente serão implementadas atividades da Educação Infantil (creche). 

A Secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, ressalta a importância do CIPE  para o avanço da educação municipal. “A intenção é acompanhar e estimular a progressão e o desenvolvimento das crianças, o que antes do funcionamento do CIPE era um trabalho complicado. Além disso o Núcleo de Atendimento ao TEA dará um suporte maior aos profissionais, aos pais e aos alunos autistas, que também poderão progredir na sua aprendizagem”, destacou a secretária.

Os Núcleos de Atendimento Educacional Especializado estarão diretamente ligados ao Núcleo de Estudos e Atendimento à Diversidade e à Inclusão (NEADI), que é vinculado a Secretaria Municipal de Educação. Os atendimentos serão realizados no contraturno escolar, tendo caráter pedagógico e educacional.

Os servidores que irão compor a equipe de trabalho do CIPE são concursados e especializados em áreas como Psicopedagogia; Psicomotricidade; Musicalização; Atendimento Educacional Especializado; dentre outras áreas de atuação.

“Nós convidamos alguns profissionais que já trabalhavam conosco em escolas municipais e CMEIs, todos com especialização para o atendimento que será prestado no CIPE. Nós teremos no CIPE demandas totalmente diferenciadas, por isso, também atuarão na unidade, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais com a devida especialização. Nós ainda estamos trabalhando para a contratação de outros colaboradores que somarão com essa equipe”, concluiu a Secretária Edna.

Parceria com o SESC

Através de uma parceria firmada com o Serviço Social do Comércio (SESC), 50 crianças do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, participarão de atividades de contraturno nas áreas de língua portuguesa e matemática.

A coordenadora administrativa do CIPE, Nadir Dias de Souza Barbosa, considera as atividades de contraturno escolar um dos diferenciais da Unidade. “É um serviço que passou por todo um planejamento e visa trazer um diferencial na rotina das crianças, que serão estimuladas e potencializadas em várias atividades, que com toda a certeza devem refletir em uma melhor aprendizagem”.

Para a realização de inscrições nas atividades de contraturno escolar a família dos alunos deve estar devidamente inscrita no Cadastro Único. Para os demais serviços os alunos serão encaminhados pelas próprias escolas e NEADI.

Novas turmas de Educação Infantil

Outra novidade com a constituição do CIPE será a abertura de novas turmas de Educação Infantil CMEI no local. A abertura das novas turmas deve ser efetuada nos próximos meses, após a adequação do espaço, que pretende atender 60 crianças.

A Secretária Municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, reforça: “A ampliação do atendimento na Educação Infantil, é uma meta  que vem sendo tratada com a máxima responsabilidade pela Administração Municipal, e encontramos no CIPE, condições eficientes para a ampliação desta oferta para a nossa comunidade”.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais
Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais
Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais
Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais
Toledo contará com Centro Integrado de Políticas Educacionais

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal