Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

18/02/2020

Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo

Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo

O Dia D de vacinação contra o Saram foi no último sábado 15 em todo o Brasil. Em Toledo todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS), ficaram abertas das 08h às 17h e contaram com a vacinação de mais de 1.200 pessoas. No interior as Unidades estavam programadas para atendimento até as 12h, com a procura algumas estenderam até o fim da tarde. 

Ao todo 4.648 pessoas compareceram às Unidades de Saúde para conferir a sua carteira de vacinação, destas 1.293 foram vacinadas contra o Sarampo e outras 1.458 foram vacinadas com outras vacinas do calendário básico.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, ressalta que todas as Unidades de Saúde receberam um número muito grande de pessoas durante o Dia D. “É muito bom ver a população toledana se conscientizado da importância da vacinação, uma vez que essa é a única maneira de evitar novos casos da doença”, comentou.

Público alvo

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo está disponível para toda a população de 05 a 59 anos. No Paraná a população foi dividida em três grupos, sendo de 05 a 19 anos e de 30 a 59 anos, analisado o cartão de vacinação para a realização da imunização. Caso a pessoa já tenha recebido as duas doses da vacina, não é necessário receber mais uma dose. No entanto é fundamental que todos compareçam às Unidades de Saúde para que as suas respectivas carteiras de vacinação sejam analisadas pelos agentes de saúde.

O outro grupo é o de 20 a 29 anos, do qual todas as pessoas pertencentes a essa faixa etária foram vacinadas de maneira indiscriminada. Mesmo as pessoas que foram vacinadas na última campanha devem ser vacinadas.

O grupo etário de 20 a 29 anos conta com 22.833 pessoas em Toledo. Deste grupo foram vacinados até o momento um total de 5%. Rosana Cerbarro reitera que a procura foi grande por parte das pessoas de 20 a 29 anos durante o Dia D, mesmo assim ela alerta para que as pessoas que fazem parte desse grupo e ainda não efetuaram a vacinação procurem uma UBS nos próximos dias.

“A intenção é vacinar pelo menos 95% das pessoas de 20 a 29 anos. Por isso a gente pede que as pessoas continuem procurando as Unidades de Saúde no decorrer da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que vai até o dia 13 de março”, frisou.

Rosana ainda complementou evidenciando que o grupo de 20 a 29 anos é o mais acometido pela doença no Paraná. “O grupo de pessoas entre 20 e 29 anos foi infectado com mais de 52% dos casos de Sarampo no Paraná no ano de 2019 e início de 2020. Esse grupo continua sendo o grupo de risco, por isso é fundamental que todos dessa faixa etária efetuem a imunização, que visa o fim da circulação do vírus. Vale lembrar que caso as pessoas não procurem as UBSs para receber a vacina poderemos enfrentar uma epidemia, que será de difícil controle”, finalizou, Cerbarro.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de março em todo o Brasil. Em Toledo as doses da vacina estarão disponíveis a população em todas as Unidades de Saúde até o final da Campanha.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo
Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo
Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo
Mais de 1.200 pessoas foram vacinadas contra o Sarampo no Dia D em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal