Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

05/02/2020

Campanha de vacinação contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro em Toledo

Campanha de vacinação contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro em Toledo

A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo começa no próximo dia 10 de fevereiro e estende-se até o dia 13 de março em todo o Brasil. Em Toledo as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em seu horário normal de funcionamento. 

O Dia D de vacinação será no sábado dia 15 de fevereiro, quando as UBSs da cidade e algumas do interior estarão atendendo das 8h as 17h. As unidades de Dois Irmãos, Vila Ipiranga, São Luiz, Boa Vista, Dez de Maio, Vila Nova, Novo Sobradinho vão abrir das 8h as 12h. 

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleonice Sarturi, explica que o Dia D é uma oportunidade para que aquelas pessoas que não podem comparecer aos postos de saúde em horário comercial possam efetuar a sua vacina.

“O Dia D é mais uma oportunidade para que algumas pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana possam receber a dose da vacina. Por isso a gente pede que todos compareçam, visto que a vacina é fundamental para que a doença não volte a se espalhar, causando novas epidemias”.

Faixa etária

As doses da vacina contra o Sarampo serão liberadas para pessoas entre 5 e 59 anos. Dentro da faixa etária que poderá receber a vacina as pessoas foram divididas em três grupos. Para os grupos de 5 a 19 anos e de 30 a 59 anos a vacina será seletiva, sendo avaliado o seu histórico anterior de vacinação, com a intenção de saber se a pessoa precisará ou não receber mais uma dose da imunização.

O outro grupo é de pessoas entre 20 e 29 anos. Para este grupo a vacinação ocorrerá de maneira indiscriminada, ou seja todas as pessoas que estão nessa faixa etária deverão comparecer a uma Unidade Básica de Saúde para receber uma dose da vacina independentemente se foi vacinado recentemente.

Cleunice ressalta que a maior parte dos dados divulgados nos últimos meses aponta a faixa etária de 20 a 29 anos como a mais afetada com os casos de Sarampo. “As pessoas de 20 a 29 anos receberão a vacina de maneira indiscriminada, ou seja todos devem receber a dose mesmo que tenham recebido a vacina na última campanha. Isso se deve ao fato dessa faixa etária ser a que teve o maior número de casos confirmados nos últimos meses e continuam sendo o grupo de maior risco”, informou, Cleunice.

Para fazer a sua vacina a pessoa deve comparecer à UBS mais próxima portando um documento original com foto e a carteira de vacinação. Cleunice Sarturi ressalta a importância da vacinação contra o Sarampo e lembra que portando a carteira de vacinação a pessoa poderá atualizar outras vacinas pendentes.

“A vacina contra o Sarampo é fundamental, visto que a doença possui um grande poder de infestação. Então a vacina é a principal forma de evitar epidemias, principalmente em um momento como o atual, no qual os casos da doença voltaram a aparecer depois de muitos anos. A gente também lembra que indo receber a imunização contra o Sarampo a pessoa também poderá colocar em dia outras vacinas pendentes, o que é essencial visando os cuidados com a sua saúde”, esclareceu.

As doses da vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município durante todo o período da campanha, que vai de 10 de fevereiro a 13 de março.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal