Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

11/01/2020

Animal resgatado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo tem novo dono

Animal resgatado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Toledo tem novo dono

A Égua ‘Estrela’, que estava sofrendo maus tratos  e foi resgatada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento no dia 23 de dezembro possui novos donos no interior do município. O animal recebeu os devidos cuidados veterinários e depois disso pôde ser adotado por uma nova família.

Entenda o caso

A equipe da Secretaria ficou sabendo do caso, que foi denunciado em um programa de TV do município e resgatou o animal no dia 23 de dezembro. A Égua encontrava-se abandonada em um terreno baldio, em um bairro da cidade de Toledo. Na ocasião o animal foi resgatado por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Polícia Ambiental. No local os profissionais constataram que o animal sofria de maus tratos e encontrava-se com secreção biocular e caquexia, além de estar sem água e alimentação.

Havia a indicação de um morador que seria o suposto dono do animal, mas ao chegar até o local a pessoa disse que essa égua havia sido abandonada no pasto próximo à casa dele. Como o denunciante não apresentou o desejo de representar contra o suposto dono do animal o caso não chegou até a Polícia.

O animal foi retirado do local imediatamente e através de várias parcerias entre a prefeitura, empresas e órgãos de saúde do município recebeu os devidos cuidados e agora encontra-se recuperado. A Égua já recebeu alta clínica, tendo apenas que ganhar peso para alcançar o seu score corporal ideal.

O coordenador de Defesa e Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Arthur Gava, ressalta que o animal possui idade avançada e apresentava sinais de ter trabalhado em serviços pesados.

“Vale ressaltar que é um animal idoso, de aproximadamente 20 anos de idade, com sinais de que trabalhou carregando muito peso durante a sua vida, pois existem deformações ósseas importantes em sua coluna”, informou o profissional.

Gava ainda ressalta que o caso da Égua ‘Estrela’, mostra que com união dos órgão públicos e privados e das pessoas de modo geral as coisas podem dar certo. “O caso da Égua Estrela evidencia a importância da união entre os poderes em vários casos, visto que os atendimentos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente são exclusivos para cães e gatos, por isso a ajuda das empresas e órgãos de saúde foram fundamentais para que o animal recebesse os devidos cuidados e posteriormente a gente pudesse o encaminhar para um novo dono”, destacou.

Atendimento gratuito para animais em situação de maus tratos

Os atendimentos veterinários são gratuitos e fazem parte do Programa de Coordenação de Defesa e Proteção Animal. Os atendimentos são exclusivos para animais em situação de rua, provenientes de maus tratos, ou oriundos de famílias carentes, que comprovem a sua renda através do CADÚNICO atualizado.

Quando se trata de um animal de rua a pessoa que encontrar o animal ferido ou com algum problema de saúde, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e solicitar o atendimento. Com a liberação da pasta o bichano é encaminhado para atendimento gratuito em uma clínica especializada, que foi licitada pela prefeitura para a execução desse serviço.

O coordenador de Defesa e Proteção Animal, Arthur Gava, conclui ressaltando a importância desse trabalho que para ele é um diferencial do município de Toledo. “Essa atividade é uma grande referência em termos de Paraná e Brasil, poucas cidades têm esses resultados e algumas sequer realizam esse tipo de atendimento gratuito. Esse é um trabalho essencial para que os cuidados com a saúde dos animais sejam mantidos, mesmo para aqueles que encontram-se em situação de rua”, finalizou.

Quem encontrar um animal de rua em situação de maus tratos deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, localizada em frente ao Parque Ecológico Diva Paim Barth na antiga ‘Casa do Tarzan’, ou ligar no telefone (45) 3378-8355. O contato serve para a pessoa pegar a liberação para o atendimento. Com a guia em mãos o animal poderá ser atendido gratuitamente em uma clínica especializada licitada pelo município.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal