Toledo, sexta-feira, 07 de agosto de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

09/01/2020

Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo

Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo

A equipe do Setor de Endemias do Município realizou esta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Foram vistoriados 2036 imóveis entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020. Toledo foi classificado pelo Ministério da Saúde com Risco Médio após apresentar um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,7%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja menor que 1%. 

Em relação ao mesmo período no ano passado, o índice teve uma certa melhora. Em janeiro de 2019 o LIRAa apontou uma infestação de 3,8%. Em janeiro de 2018 o IIP foi de 3,2%. Apesar do levantamento apontar um risco moderado, em algumas regiões o índice é alarmante e chega a 20% de infestação.

“Nós sentimos uma certa melhora, principalmente no número de pneus com larvas, porém com tanta informação e divulgação sobre o assunto ainda é um número preocupante. Lixo no fundo do quintal, baldes com água, potes, sacolas, brinquedos, todos de fácil remoção. Não teríamos a necessidade de estar com um índice desses”, apontou o Coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt. 

Os agentes de endemias realizaram nesta quarta-feira (08) alguns bloqueios, fazendo busca ativa num raio de 300 metros de onde surgiu algum caso suspeito. Nesta quinta-feira (09) as equipes serão direcionadas para as áreas onde os índices apresentaram maior número de infestação: o Centro de Eventos (20%), Santa Clara I (12,2%), Vila Becker (12,5%), Tocantins (9,70%), São Francisco (8,1%) e Europa I (6,6%).

O mosquito transmissor da dengue não respeita as barreiras geográficas, então não basta só o nosso quintal estar limpo, o vizinho também precisa cuidar do espaço dele. 

“A nossa preocupação é que esse ano todos os municípios correm sério risco de epidemia. Com o início das aulas, recebemos muitos alunos de outras regiões, aumentando o risco de trazer um caso para Toledo”, acrescenta Selídio. 

Notificações

No calendário epidemiológico (de agosto de 2019 a agosto de 2020) temos 37 pessoas notificadas como suspeitas, 32 foram descartados, 3 casos confirmados como importados e 2 aguardam resultados. 

Precauções

A Secretaria de Saúde orienta que sejam reforçados os cuidados com recipientes de água parada. Que as pessoas aproveitem esse período para realizar a limpeza de caixas d’água, calhas, bebedouros de animais. Realizar o tratamento adequado de piscinas. Manter os quintais limpos e evitar utensílios que possam acumular água.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo
Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo
Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para Dengue em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 11632/PR - Welinton Tomazelli 11636/PR

Desenvolvido por Cidade Portal