Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

09/01/2020

Coordenação de Defesa e Proteção Animal realizou 35 atendimentos veterinários no último mês em Toledo

Coordenação de Defesa e Proteção Animal realizou 35 atendimentos veterinários no último mês em Toledo

O Programa de Coordenação de Defesa e Proteção Animal tem alcançado resultados cada vez melhores nos últimos meses. No mês de dezembro de 2019 e nos primeiros sete dias de 2020 foram realizados 35 atendimentos veterinários gratuitos, atingindo os números mais significativos desde o início do projeto em 2013.

Os atendimentos veterinários são gratuitos e fazem parte do Programa de Coordenação de Defesa e Proteção Animal. Os atendimentos são exclusivos para animais em situação de rua, provenientes de maus tratos, ou oriundos de famílias carentes, que comprovem a sua renda através do CADÚNICO atualizado.

Quando se trata de um animal de rua a pessoa que encontrar o animal ferido ou com algum problema de saúde, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e solicitar o atendimento. Com a liberação da pasta, o bichano é encaminhado para atendimento gratuito em uma clínica especializada, que foi licitada pela prefeitura para a execução desse serviço.

Para o coordenador de Defesa e Proteção Animal, Arthur Gava, esse trabalho é um diferencial do município de Toledo. “Essa atividade é uma grande referência em termos de Paraná e Brasil, poucas cidades têm esses resultados e algumas sequer realizam esse tipo de atendimento gratuito. Esse é um trabalho essencial para que os cuidados com a saúde dos animais sejam mantidos, mesmo para aqueles que encontram-se em situação de rua”, destacou.

Gava também enaltece a importância da colaboração da comunidade para o bom andamento do projeto. “A gente agradece a toda a comunidade pela colaboração em acolher os animais em tempo temporário, até a sua recuperação e também para aquelas pessoas que encontram os animais feridos e vão até a secretaria para liberar o atendimento. Sem essa contribuição o trabalho jamais alcançaria tal proporção”.

Vale ressaltar que para os animais de rua é necessário que uma família acolha esse animal por um período temporário. A intenção é que o animalzinho não fique desabrigado até que se recupere por completo.

Programa de Coordenação de Defesa e Proteção Animal

O Programa de Coordenação de Defesa e Proteção Animal tem como um de seus diferenciais a vacinação de animais que encontram-se em lares temporários, aguardando por adoção. Podem receber as vacinas, cães e gatos adultos e filhotes.

A vacinação é realizada uma vez por mês, com limite de 41 uma vacinas para doenças infecciosas caninas e 41 vacinas para doenças infecciosas felinas, mais 30 vacinas de raiva, além de 41 comprimidos de vermífugo para ambas as espécies

O coordenador do Programa de Proteção Animal, Arthur Gava, ressalta que a vacinação é de enorme importância para a prevenção de várias doenças. “A vacinação previne doenças infecciosas e zoonoses, diminuindo o custo de tratamento pelo município e também evitando transtornos para os donos, que tendem a ficar mais tranquilos, com animais saudáveis em seus lares”.

O cadastro para as vacinas é realizado na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, que fica localizada em frente ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, na antiga ‘Casa do Tarzan’. Para mais informações sobre o Programa de Proteção Animal e os atendimentos veterinários gratuitos basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, por meio do telefone (45) 3378-8355.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Coordenação de Defesa e Proteção Animal realizou 35 atendimentos veterinários no último mês em Toledo
Coordenação de Defesa e Proteção Animal realizou 35 atendimentos veterinários no último mês em Toledo
Coordenação de Defesa e Proteção Animal realizou 35 atendimentos veterinários no último mês em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal