Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

17/12/2019

Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul

Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo avança no processo de territorialização e organização do atendimento em saúde na Região Sul da cidade. Nesta segunda-feira, 16, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Panorama retomou o atendimento. Com isso, a Região passa a contar com três Unidades Básicas de Saúde e sete equipes de saúde da família (ESF).

A unidade passou por reformas este ano e toda a área que inclui os bairros São Francisco, Panorama e Panorama II precisou ser redividida. Segundo a Coordenadora da UBS do Jardim Panorama, Jéssica Bernart da Silva, pacientes que antes pertenciam a UBS São Francisco pertencerão ao Panorama e alguns ao Panorama II. 

"No começo talvez tire algumas pessoas da zona de conforto, mas foi tudo pensado em aumentar o acesso da população aos serviços de saúde. Antes tínhamos duas equipes de ESF no São Francisco e três no Panorama. A partir de agora vamos ter outras duas equipes na UBS do Alto Panorama, totalizando sete equipes ao todo".

A previsão é para que em 2020 tenha mais duas ESF, sendo três em cada unidade. Sobre a divisão do território de aproximadamente 30 mil pessoas, a coordenadora disse que "os agentes comunitários foram de casa em casa contando o número de pessoas. Então não é uma estimativa, são números reais".

Divisão de território

O principal ponto a ser observado é que com as mudanças, algumas residências pertencerão às equipes de uma determinada unidade, mesmo estando mais próximas de outra. 

Com a mudança, agora a UBS do São Francisco vai abranger uma área entre a PR 585 até a Rua Tangará e entre a Rua Antonio Bressan e a Avenida Egydio Gerônymo Munaretto. 

A UBS do Panorama terá seu território entre a Rua Vitória Régia até a Avenida Atílio Fontana e entre a Rua Antonio Bressan e a Avenida Egydio Gerônymo Munaretto.

Já a UBS do Alto Panorama começa na Rua Atílio Fontana e vai até os novos loteamentos. "A divisão foi baseada nas diretrizes nacionais do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Atenção Básica (PNAB 2018)", complementa a Coordenadora. 

Contagem

O Agente Comunitário Valdecir Lazarotto relata que foi mais de uma semana contando casa por casa. "Fomos em todos os imóveis. A Região cresceu muito e precisa dessa redivisão. As equipes ficariam sobrecarregadas se não houvesse a divisão para melhorar o atendimento. Isso é que queremos demonstrar para a população na reunião que marcamos e que contamos com a presença de todos". 

Ele também disse que as reformas devem proporcionar melhorias na qualidade do atendimento realizado e espera que os usuários fiquem felizes com as mudanças. 

Reunião 

Nesta terça-feira, 17, será realizada uma reunião com a comunidade dos dois bairros na Associação de Moradores do Jardim Panorama. O objetivo da Secretaria de Saúde é apresentar informações sobre a nova territorialização e como se dará o atendimento nas unidades de saúde. O encontro está marcado para às 19h e é aberto para toda a comunidade. 

A mesma reunião será realizada no Jardim São Francisco na quarta-feira, 18, às 19h na própria Unidade Básica de Saúde. As equipes contam com a participação dos usuários e estarão disponíveis para sanar as dúvidas existentes sobre o novo processo. 

Investimento

A UBS do Jardim Panorama recebeu telhado e pintura novos, além de reforma na parte elétrica e instalação da rede de fibra óptica. As obras interromperam o atendimento da UBS desde o mês de março deste ano. O investimento pretende sanar os problemas com goteiras, infiltrações e melhorar o atendimento ao público. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul
Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul
Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul
Secretaria de Saúde de Toledo reorganiza atendimento na Região Sul

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal