Toledo, terça-feira, 04 de agosto de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

14/12/2019

Secretaria Municipal de Saúde de Toledo comunica desabastecimento de Vacina Pentavalente

Secretaria Municipal de Saúde de Toledo comunica desabastecimento de Vacina Pentavalente

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo comunicou nesta quinta-feira, 12, que a Vacina Pentavalente (que protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Hemophilus, Influenza B e Hepatite B) encontra-se em falta, devido ao desabastecimento da mesma no Ministério da Saúde. 

Essa é uma vacina fornecida pelo Ministério da Saúde. Em novembro deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Toledo recebeu 450 doses da vacina, porém não foram suficientes para dar conta da demanda existente. 

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Cleunice Sarturi, explicou que “mesmo estando em falta, as crianças devem ser levadas à Unidade Básica de Saúde na sua data de agendamento, pois temos outras vacinas que são realizadas na mesma data. As unidades de saúde estão realizando agenda destas crianças para que tão logo chegue a vacina sejam convocadas para comparecer até a unidade”. 

No informe que o Ministério da Saúde enviou justificando o desabastecimento da Vacina Pentavalente  explica que as 3.250.000 doses recebidas do laboratório Biological foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e com base na Resolução nº 1.545 de 11/06/2019, não poderão ser utilizadas nem distribuídas. Foi aberto processo junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) com a solicitação de recolhimento e substituição mediante autorização da ANVISA.

Na justificativa do MS diz ainda que no final do mês de outubro, foram recebidas 882.000 novas doses do laboratório Serum India e regularizada a distribuição aos Estados no referido mês.

“O Ministério da Saúde tem realizado todos os esforços possíveis para a regularização da distribuição dos imunobiológicos e vem, insistentemente, trabalhando conjuntamente com os laboratórios na discussão dos cronogramas de entrega, com vistas a reduzir possíveis impactos no abastecimento desses insumos ao País”, informou a nota.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 11632/PR - Welinton Tomazelli 11636/PR

Desenvolvido por Cidade Portal