Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

03/12/2019

Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes

Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes

Mesmo estando distante centenas de quilômetros do litoral do Estado e dezenas de quilômetros de balneários do Lago de Itaipu, Toledo tem muitas e belas opções de lazer e recreação para a população local e regional, ao longo do verão e do forte calor do Oeste do Paraná. 

Entre essas atrações destacam-se o Parque Temático das Águas, Parque Ecológico Diva Paim Barth, Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, Parque dos Pioneiros, cachoeira do Rio São Francisco, praças, quadras esportivas públicas e privadas, monumentos, rua arborizadas, restaurantes, lojas, centros comerciais, pousadas no interior e toda a infraestrutura e serviços de uma das cidades mais modernas e bonitas do Brasil, segundo opinião unânime de visitantes.  

“Para o nosso orgulho e satisfação, os gestores de Toledo sempre investiram em infraestrutura, saúde, educação, cultura, esporte, lazer e recreação, garantindo qualidade de vida para a população, o que atraiu novos investimentos e criou um ambiente de desenvolvimento, que hoje atende as necessidade e expectativas dos toledanos e visitantes. Nosso Parque Ecológico Diva Paim Barth é um exemplo disso, pois além de shopping-center, grandes edifícios residenciais e outros empreendimentos, atrai pessoas que gostam de andar durante praticamente as 24 horas do dia”, afirma o prefeito Lúcio de Marchi.   

Conforme ele, graças à essa preocupação das autoridades e empreendedores, o município tem variedade muito grande de opções para passar os finais de semana, curtir o final da tarde, levar crianças, idosos e os animais de estimação para passear e até ciclovias para quem gosta de pedalar, entre outras atrações.

“Nossa cidade é rica em ambientes agradáveis, parques, praças e espaços diferenciados, que incluem o incentivo de exercitar o corpo e também a mente. O verão está chegando ao fim e devemos todos aproveitar o que há de bom e bonito no lugar onde moramos, pois é essencial ter uma vida saudável e ambientes para isso não nos faltam em Toledo”, acrescenta o prefeito.

Como alternativas às atrações já citadas, ele lembra o Museu Histórico Willy Barth, localizado na Vila Becker, para quem gosta de apreciar a história e o processo de evolução do município, e o Aquário Municipal Dr. Rômulo Martinelli, que é outra opção de lazer e conhecimento, para adultos, idosos, jovens e crianças, pois reúne exemplares de falta aquática da região, além de espécies do mar.

Parque Ecológico Diva Paim Barth

Inaugurado em 1988, é um dos principais cartões postais do município e possui diversos atrativos, dentre eles o lago, Aquário Municipal, Horto Florestal com trilhas ecológicas, ciclovias, área para descanso, quadra poliesportiva, academia ao ar livre e parque infantil, todos excelentes para estar com a família. 

Aos finais de semana, também é frequente ver rodas de chimarrão e tereré. Muito bem localizado, no centro novo da cidade, está próximo do Shopping Panambi, Teatro Municipal, restaurantes, lanchonetes e sorveterias e possui wi fi gratuito. No final do ano, o parque sedia festejos alusivos ao aniversário do município e réveillon, inclusive com queima de fogos e shows musicais.

Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Inaugurado em dezembro de 2010, o parque possui amplo espaço verde com jardins, lago, ciclovia, trilhas, pontes, academia, parquinho infantil, pista de caminhada e muitas outras estruturas, que o destacam entre espaços públicos de toda a região. 

Entre o que mais chama atenção no parque dos visitantes são atrativos como Jardins de Versailles, Jardim das Cerejeiras, Parque das Araucárias, coreto, pirâmide, escorregador (inspirado no escorregador de Lyon na França, possui uma estrutura em inox no formato de tubo), ponte do Selo do Amor e Espaço Urbano Oldemar Bueno. Está localizado no Norte da cidade, próximo à BR-163.

 Parque Temático das Águas

Anexo ao Parque dos Pioneiros, junto ao Rio Toledo, o Parque das Águas foi inaugurado em 2009, proporcionando ainda mais diversão e lazer aos frequentadores, pois conta com piscinas, toboágua, tobobóia, quiosques, sombreiro, vestiários e banheiros, seguindo critérios de preservação ambiental. Está localizado no centro da cidade, com diversos acessos.

Parque dos Pioneiros

Implantado na segunda metade da década de 1990, em homenagem às famílias de pioneiros da colonização do município, o local oferece à população espaço agradável, com lago tendo ciclovia no entorno, rotatória com tanque de água, estátuas e  monumentos homenageando os colonizadores, estacionamento, academia ao ar livre e uma ampla área verde, além da Associação dos Pioneiros de Toledo (Apito).

Parque Genovefa Pizzatto

O espaço público foi inaugurado em 2016 e financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Está localizado no Jardim Panorama e tem os objetivos de promover a proximidade da população com a natureza e a educação ambiental. Trata-se de mais uma opção que oferece qualidade de vida e lazer aos moradores da região. O espaço conta com pista de caminhada e ciclovia, espaços para descanso, floreiras e bicicletários.

Parque Linear do Arroio Marreco

Também financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e inaugurado em 2016, o parque está localizado no Jardim Gisela. O local permite contato com a natureza, pratica de caminhadas e ciclismo, com calçadão em paver, academia ao ar livre e espaços de convivência, garantindo acessibilidade e segurança aos usuários para a prática de atividades físicas. Está próximo ao centro da cidade.

Parque Linear da Sanga Pinheirinho

Em 2016 foi inaugurado mais um ambiente de lazer para a população do município, igualmente financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O parque está situado no Residencial Barcelona, seu principal objetivo é a proteção da nascente da Sanga Pinheirinho, promovendo a qualidade de vida para as pessoas e transformando o que antes era um local abandonado, que servia como depósito de lixo. 

Com o novo espaço público, virou local valorizado, pois gera bem-estar aos moradores da região. Conta com ciclovias, calçadas para caminhada, academia, espaços de convivência e grande área arborizada.

Espaço de Convivência do Jardim Parizotto

Os moradores do BNH Parizotto, desde 2016 possuem maravilhoso espaço de lazer para confraternizar com familiares, vizinhos e amigos. O ambiente possui bosque, com quiosque e churrasqueiras para o preparo de churrascos aos domingos, pista de skate, e outros atrativos. O espaço homenageia 41 pioneiros do BNH Parizotto já falecidos. A estrutura, encontra-se na esquina das Ruas Bonifácio Dewes e Maranhão e foi implantada com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Praças

Toledo, portanto, conta com muitas praças em diversos bairros e até mesmo distritos, como locais pensados para oferecer lazer e saúde às comunidades, em espaços próximos de onde vivem e com estrutura e paisagem agradáveis para a família toda, desde as crianças até os idosos, que inclui bancos, parquinhos infantis, e academias da terceira idade (ATI). No Parque das Araucárias, por exemplo, as crianças cadeirantes ganharam espaço e agora pode também brincar nos equipamentos adaptados.

O município de Toledo possui muitos pontos turísticos, tendo como mais antiga e principal atração o Parque Diva Paim Barth, mas além deste espaço, existem outros seis espalhados pela cidade. Apenas o Parque Temático da Águas não fica aberto durante o ano inteiro, enquanto os demais espaços, incluindo praças, recebem visitantes 24h por dia, sete dias por semana, recebendo cuidados constantes com a limpeza, corte de grama e manutenção de equipamentos, entre outros.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes
Toledo 67 Anos (1952-2019): Parques e praças de Toledo que encantam moradores e visitantes

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal