Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

30/11/2019

Capacitação é critério para conselheiros tutelares serem empossados em Toledo

Capacitação é critério para conselheiros tutelares serem empossados em Toledo

Os conselheiros tutelares eleitos este ano passaram o dia desta sexta-feira (29) em capacitação no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo. No período da manhã eles receberam orientações administrativas do Conselho Tutelar enquanto servidores e orientações sobre ética na atuação. Já no período da tarde foram abordadas as atribuições do Conselho Tutelar, estabelecidas na Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A Conselheira Tutelar Estadual (CTE) e integrante da Comissão que organizou a Eleição Municipal do Conselho Tutelar em Toledo, Ires Scuzziato, destacou a importância dos conselheiros buscarem capacitação permanente para poderem exercer seu papel. Ela também repassou a agenda de capacitações previstas pelo CTE para 2020.

“Ao todo são mais de R$ 4 milhões destinados para capacitar os conselheiros tutelares em 2020 em todo o Estado do Paraná. Nossa região será feita pela Unioeste. Serão 80 horas para o Conselho Tutelar, mais 40 horas para os conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios da região”. 

O ECA estabelece um número muito grande de atribuições para cada conselheiro, sem as quais não consegue dar conta da função. Uma delas é alimentar um sistema nacional com informações referentes a cada atendimento realizado.

Ires disse ainda que o Conselho Tutelar é um órgão de proteção à criança e ao adolescente, então em todos os aspectos  o conselheiro deve atuar como um defensor de todos os direitos garantidos nas legislações e ser um protetor desse público. 

Na avaliação da Presidente do Conselho Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivone Laguna, o momento foi oportuno para a troca de informações, além de proporcionar a interação entre conselheiros. 

“Nós temos conselheiros experientes e outros que iniciarão os trabalhos do zero. No dia a dia terão que se unir para poder dar conta das denúncias e realizar os devidos encaminhamentos para a Rede de Proteção e Garantias de direitos”, pontuou Ivone. 

Ela acrescentou que o Conselho Tutelar é um órgão autônomo, porém deve trabalhar como um colegiado, informando sempre o Ministério Público sobre as ações tomadas. “O CMDCA acompanha os serviços por meio de relatórios que são entregues bimestralmente”. 

A capacitação envolveu os 10 conselheiros eleitos este ano e os dez suplentes. A participação é uma condição para que sejam empossados no dia 10 de janeiro de 2020.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Capacitação é critério para conselheiros tutelares serem empossados em Toledo
Capacitação é critério para conselheiros tutelares serem empossados em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal