Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

23/11/2019

Espetáculo no Teatro em Toledo abre Mostra e Festival de Circo

Espetáculo no Teatro em Toledo abre Mostra e Festival de Circo

Começa nesta segunda-feira, 25,às 20h, no Teatro Municipal de Toledo, com o espetáculo "O Circo na sua época de ouro", a XIII Mostra de Circo Social e o VI Festival Nacional de Circo de Toledo. O evento estende-se até o dia 30 de novembro, com a mostra dos trabalhos de 23 grupos sociais entre Toledo e municípios da região, apresentação de  quatro espetáculos noturnos, reunindo trabalhos de grupos locais e convidados, além das oficinas de capacitação, que serão ministradas no Picadeiro do Circo da Alegria, durante a semana. O encerramento oficial será na sexta-feira, com a Noite de Luz e Fogo, na pista de skate do Parque Frei Alceu, no Jardim Porto Alegre, com performance de artistas convidados, competições dos participantes e show de bandas. Em todos os locais, o acesso é livre. Para as atividades no Teatro Municipal é necessário retirar convites antecipados, em função do limite de capacidade do espaço.

Com direção de Paula Bombonatto, o espetáculo desta segunda-feira trata da fase mais grandiosa do circo, um período de transição entre as exposições humanas e de animais e de espetáculos propriamente. "Vamos ter personagens que eram comuns nesta época, mas que hoje estão esquecidos, como a mulher tatuada, o atirador de facas, o homem forte, além de um tratamento diferenciado para as acrobacias aéreas, como ocorria na época", explica Paula.

Segundo ela, a realização deste espetáculo, que reúne crianças, adolescentes e adultos, dos Circos da Alegria e Ático, foi um grande desafio pela falta de referências. Foram utilizadas diversas imagens para a pesquisa e composição dos números, que serão levados a público. Além disso, estes números não eram executados pelos artistas e alunos locais, o que exigiu ainda maior dedicação do grupo. Como nos áureos tempos, acrescenta ela, o espetáculo apresenta uma mistura de raças, línguas e idades, dentro da concepção das famílias circenses, em que todos os integrantes tinham uma função no picadeiro e uns aprendiam com os outros. Também tinha a característica de reunir pessoas de diferentes países, promovendo uma perfeita integração de raças.

"Tentamos, de diversas maneiras, reproduzir esta fase de ouro do circo, através dos números, das músicas, dos cenários, das pessoas, oriundas de diversas partes do mundo, dos dançarinos, acrobatas, entre outros artistas, resgatando uma das fases de maior destaque do circo mundial". Integram o elenco 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos do projeto Circo da Alegria, da Escola Municipal Anita Garibaldi, e do Circo Ático, formado por profissionais que passara pelo Circo da Alegria. "São artistas mais novos e outros mais experientes e esta integração é fundamental e necessária para construir a base para o futuro", reforça Paula.

A XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo é uma realização da prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi/Circo da Alegria e Circo Ático e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte, Comunicação, Administração e outros parceiros.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal