Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

23/10/2019

Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos

Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos

Com o tema ‘O futuro mercado de suínos, fundamentado pelo conhecimento e pela ciência’, teve início no Teatro Municipal de Toledo o XIX Congresso Nacional Abraves e I Congresso Internacional Abraves, organizado pela Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos - Regional Paraná.  As palavras contagiantes e inspiradoras do Jornalista Clóvis de Barros Filho abriram os ciclos de palestras desta terça-feira (22). 

O primeiro dia do evento foi destinado ao desenvolvimento das pessoas, com palestras e mesas redondas que tiveram como ponto principal aqueles que fazem a suinocultura avançar: as Pessoas. O Prefeito Lucio de Marchi elogiou a magnitude do evento e deu as boas vindas a todos os participantes. Ao mencionar o quanto a suinocultura representa na composição do valor bruto da produção (VBP), hoje 42%, foi instantaneamente ovacionado pela plateia.  “Nós estamos muito felizes com esse encontro. É o maior evento da suinocultura já realizado em Toledo. Aqui estão as mais legítimas representações do agronegócio brasileiro. 

E fazendo aqui o 1° Congresso Internacional mostra realmente que a suinocultura cresce de forma extraordinária”, salientou durante a abertura do evento.  Porque é ToledoAo serem questionados sobre a escolha da cidade para sediar tão grandioso evento, só se ouvia uma resposta dos organizadores: “Porque é Toledo”, simples assim.  “Nós temos orgulho da nossa cidade, nós temos orgulho de ter em Toledo o maior plantel de suínos do Brasil. 

Fomos ousados em trazer esse evento a Toledo, um evento deste porte para um município de interior, e nessa ousadia nós conhecemos quem efetivamente apoia o crescimento do setor e o desenvolvimento profissional de todos os membros dessa cadeia. Certamente cometemos alguns erros, mas só quem faz pode errar, ainda mais quando se ousa”, destacou o Presidente da Abraves no Paraná, Ton Kramer.  “Essa edição do Congresso Abraves é muito especial, pois celebramos 36 anos da nossa associação que foi fundada no dia 14 de julho de 1983. Nós teremos três dias dedicados ao aprendizado contínuo, que mais uma vez é a missão dada. Desenhamos um programa tentando atender as demandas do setor, com o que há de mais recente de conhecimento”, informou. Congressistas A decisão da organização em escolher Toledo não foi ao acaso. 

Aproximadamente mil profissionais, empresários do setor e produtores se inscreveram para participar como congressistas nestes três dias de aprendizado.  Luis Wilmar Mieth, produtor na Província de Misiones - Argentina - é um dos congressistas que veio em comitiva com outros produtores e profissionais do setor para “buscar a experiência brasileira” no setor de suinocultura.  O Zootecnista Paulo Levi de Oliveira Carvalho, de Marechal Cândido Rondon, reforçou a assertividade da escolha. 

“Já fui nesse evento em outras cidades, inclusive de características turísticas e litorâneas, mas aqui é o berço da suinocultura do Brasil, isso potencializa a rede de contatos e a dimensão que o próprio evento teve. Fiquei surpreso com a logística e estrutura apresentadas no evento”. Franz Dias Gois, também Zootecnista da cidade vizinha de Entre Rios do Oeste, comparou a escolha de Toledo com uma partida de futebol: “É como jogar uma partida de futebol realizada dentro de casa. É mais confortável e no caso do congresso podemos discutir melhor as nossas rotinas, também podemos trazer os produtores que são a base da pirâmide, é tudo melhor”, frisou.  

ProgramaçãoO Abraves reunirá em Toledo especialistas nacionais e internacionais que vêm contribuindo para os padrões técnicos da atividade. Serão cinco paineis que irão discutir temas ligados ao desenvolvimento das Pessoas, Nutrição, Salmonella, Mercado e Sanidade. No segundo dia (23), as atividades serão destinadas aos temas Sanidade e Nutrição, com palestrantes internacionais como Theo Niewold, Bélgica, que falará sobre ‘Promotores de crescimento (AGP): mecanismos de atuação e interação com microbiota’ e Paul Sundberg, EUA, que abordará ‘Doenças virais emergentes e os riscos sanitários para os mercados globais’. 

O último dia (24) do XIX Congresso Nacional e I Congresso Internacional vai ter como pauta principal Salmonella e Mercado. Quatro importantes profissionais irão discutir os impactos da salmonela na cadeira produtiva de suínos, além da apresentação de dois trabalhos científicos. As atividades no painel Mercado se encerram com o tema: ‘Dependência do mercado externo: vantagens e desvantagens para a suinocultura brasileira’, que será abordado por Jose Piva - PIC, (EUA), seguido de uma mesa redonda. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos
Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos
Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos
Em Toledo, Congresso Nacional e I congresso internacional debate o futuro Mercado de Suínos

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal