Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

19/10/2019

Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo

Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo

"Artesanato é arte. Pelo olho e pelo tato nasce a arte verdadeira daquele artista nato da galeria ou da feira, o nordeste é muito grato, é o berço do artesanato da cultura brasileira", Guibson Medeiros. Tudo bem que estamos falando de Toledo, no Sul do Brasil, onde a cultura e a arte também são predominantes. Nosso município, pujante na qualidade esportiva, educação e saúde, também engrandece e enriquece a cultura com ações diárias, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI’s). 

O artesanato é uma das atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos oferecido nos CERTI's, da Vila Pioneiro e do Jardim Coopagro. A atividade que fortalece os vínculos e a convivência entre os idosos teve o objetivo de aumentar a interação entre os mesmos, garantindo qualidade de vida através da arte. Na quinta-feira (17), os trabalhos foram finalizados na Vila Pioneiro, e nesta sexta-feira (18), os trabalhos foram encerrados no CERTI do Jardim Coopagro. 

No Coopagro, cerca de 40 idosas participaram do grupo e tiveram uma transformação de vida, como Elisabeth Melania, de 62 anos. “Participo do CERTI já fazem cinco anos, e fico contente com as ações que são realizadas aqui. O artesanato ajudou muito a gente, principalmente pra sempre, sempre ter pensamentos positivos”, destacou.

Elisabeth fez uma grande amiga durante o projeto, Vera Lúcia Adami, de 70 anos, esbanja felicidade com as suas obras. “Eu mesmo fico o dia inteiro no CERTI, e esse projeto de artesanato é uma das melhores coisas que tem aqui”.

A coordenadora, Zena Santos, complementou que o objetivo da ação é garantir qualidade de vida as idosas. “É uma terapia. O artesanato traz uma experiência de vida única. Os vínculos criados entre as participantes transformam o seu dia dia, dando uma oportunidade a mais de ser feliz”. 

A professora Cleonice Dumke, salientou que é um desenvolvimento diversificado, que fortalece os vínculos de convivência. “Este  grupo especial, reúne-se todas as terças feiras, em turmas manhã e tarde, para desenvolver diferentes atividades vinculadas ao artesanato, além de passeios e muito bate papo. Nesta oficina, trabalhamos com reciclados, ou seja, vidros que são descartados e demoram cerca de 4.000 anos para se decompor, foram higienizados e  decorados belíssima mente, de modo que agora, aquilo que viraria lixo vai enfeitar as casas das nossas idosas”.

Cleonice ainda enfatizou que durante a execução das atividades o fortalecimento de vínculos é imenso. “É o momento em que conversamos, desabafamos, rimos muito e desenvolvemos uma convivência extraordinariamente feliz. As experiências trocadas resultam em grandes amizades que perpetuam. Cada vez mais o idoso tem buscado formas de ocupar seu tempo com atividades que lhe proporcionem prazer e bem estar, e, aqui, no Certi, procuramos atender a cada um deles de modo especial, em sua necessidade, acolhendo-os carinhosamente”, afirmou.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo
Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo
Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo
Artesanato traz qualidade de vida para idosas de Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal