Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

03/10/2019 | Concebido por Campo Mourão

MPPR aciona ex-prefeito de Luiziana e uma empresa por desapropriação irregular

MPPR aciona ex-prefeito de Luiziana e uma empresa por desapropriação irregular

O Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, no Centro-Ocidental paranaense, ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Luiziana (gestão 2009-2012), o Município de Luiziana, uma empresa e seu proprietário. O objetivo é anular o processo de desapropriação de uma área onde foi criada a Estação Ecológica Luiziana.

O caso foi remetido ao MPPR, para investigação, pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2017. De acordo com as investigações, além de não atender o interesse público, a desapropriação apresentou diversas irregularidades: houve desvio de finalidade no ato, o valor do imóvel (R$ 4,5 milhões) foi superfaturado, e a desapropriação foi baseada em leis inconstitucionais, uma vez que, para fazê-la, o Município de Luiziana legislou sobre matéria de competência privativa da União.

Conforme apurou a Promotoria, pouco antes da desapropriação, a área – de mata nativa preservada – foi comprada por uma empresa da qual o atual prefeito de Campo Mourão era um dos sócios (tornando-se depois proprietário único). Logo depois da compra, a área foi desapropriada por valor superfaturado.

Embora os fatos tenham ocorrido em 2009, não houve prescrição, porque o ressarcimento aos cofres públicos é imprescritível. No processo, o Ministério Púbico destaca que a Estação Ecológica não deixará de existir – o objeto da ação é anular a desapropriação e conseguir a devolução dos valores pagos indevidamente.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: CAMPO MOURÃO | CIDADE PORTAL | MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal