Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

03/10/2019

Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo

Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo

Como estratégia para sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o primeiro de outubro como Dia Internacional do Idoso. Em Toledo, algumas atividades marcaram as festividades alusivas a data.

Foi realizada uma missa na Paróquia Menino Deus em parceria com a Pastoral da Pessoa Idosa e o Instituto Abraçar Toledo. Um grande evento foi realizado em Novo Sobradinho com muitos grupos convidados. A organização ficou por conta do Grupo Laços de Amizade de Novo Sobradinho e teve direito a almoço e matinê. O Prefeito Lucio de Marchi participou e acompanhou as atividades.

“O evento em Novo Sobradinho foi um sucesso em organização e qualidade. Todos os participantes ficaram satisfeitos pela excelência”, exaltou o Responsável pelo Departamento da Terceira Idade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Douglas Rech. 

Vida Ativa na Melhor Idade

A Secretaria de Esportes atende por meio do Projeto Vida Ativa na Melhor Idade 38 grupos de idosos, da cidade e do campo. Somados são aproximadamente 4000 sócios. O atendimento é feito por profissionais de Educação Física nos dias dos encontros, em turmas de ginástica semanais, com aulas de pilates, aulas de vôlei, academia para terceira idade, além das aulas de hidromassagem que são oferecidas nas piscinas públicas.

Além disso, são realizados eventos onde todos os grupos são envolvidos. Um deles é o Jogos da Melhor Idade, que esse ano contou com a presença de aproximadamente 1000 pessoas idosas. “Para nós do Projeto é uma honra fazer parte da vida dessas pessoas, sempre acolhendo-os com muito carinho, atenção e respeito”, salienta Douglas Rech.

Assistência

Além do Projeto Vida Ativa na Melhor Idade, a Prefeitura de Toledo atende por meio da Secretaria de Assistência Social idosos em dois equipamentos públicos denominados Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI’s).

Segundo Douglas Rech, Toledo é referência no atendimento à terceira idade, porém, “sabe-se que há muito a evoluir culturalmente, principalmente pois sabemos que existem idosos em situação de abandono e maus tratos. Trabalhamos para que um dia todos possam estar desfrutando da melhor idade, sendo valorizados e respeitados por toda sociedade. O público da terceira idade em alguns anos tende a dobrar, então é muito importante que nossos governantes pensem em políticas públicas voltadas a esse público”.

Nos mais variados grupos e serviços de atendimento é possível encontrar idosos a partir de 60 anos até idosos com mais de 90 anos participando das atividades. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo
Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo
Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo
Dia internacional do idoso é comemorado com festa em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal