Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

01/10/2019 | Concebido por Goioerê

Londrina comemora o sucesso de mais uma edição dos JOJUPS

Londrina comemora o sucesso de mais uma edição dos JOJUPS

Um dos maiores polos esportivos do Paraná, o município de Londrina encerrou neste domingo, 29, a fase final da Divisão A dos Jogos da Juventude, competição que reuniu em 10 dias a elite do esporte paranaense.

Foram 18 modalidades em disputa, um total de 255 jogos realizados em 23 praças esportivas, envolvendo 3.040 atletas e 569 dirigentes, totalizando 415 equipes de 75 municípios. Gerador de emprego e renda, o evento contou com 292 árbitros e 190 profissionais nas Comissões Executivas Estadual e Municipal. Durante a competição foram servidas mais de 25 mil refeições no restaurante oficial e 1.500 leitos da rede hoteleira foram utilizados. No total, o investimento do Governo do Estado foi de R$ 3 milhões para realizar a fase final da Divisão A dos JOJUPS.

Com uma equipe da Esporte Paraná que possui expertise na organização de grandes eventos, o diretor geral dos JOJUPS, Emerson Venturini (Milico), disse que encerra a 32ª edição orgulhoso de tudo que fora realizado em Londrina. “Os números que envolvem a organização dos Jogos da Juventude impressionam, é preciso ter uma equipe alinhada para que tudo ocorra dentro do planejado, só tenho a agradecer o empenho da equipe da Esporte Paraná, tivemos muito sucesso na realização de mais esta competição. Somado a isso, contamos com o apoio local da equipe da Fundação de Esportes, que nos atendeu prontamente sempre que solicitada. Chego ao final dos JOJUPS orgulhoso e certo de que realizamos um grande evento”, afirmou Milico.

Após duas décadas sem sediar competições oficiais do Paraná, Londrina voltou a figurar entre as cidades-sedes em 2017, recebendo desde então uma edição dos Jogos Abertos e duas edições dos JOJUPS e do Parajaps. “Os Jogos Abertos foram criados em Londrina e ficamos mais de 20 anos sem sediar competições oficiais. Na gestão do prefeito Marcelo Belinati junto com o diretor presidente da Fundação de Esportes, Fernando Madureira, afirmamos nosso compromisso em trazer eventos oficiais para Londrina, pois entendemos que estas competições são um espelho para o trabalho de base. O reflexo é automático, sempre que acontecem os jogos no município aumenta significativamente o número de crianças nas atividades de iniciação esportiva em nossos projetos”, enfatizou o assessor de Esportes e Eventos da FEL e coordenador municipal dos JOJUPS, Sandro Santos.

Em setembro de 2020, a Capital do Café será sede da primeira edição dos Jogos Abertos Combate, voltado apenas para as lutas, reunindo 10 modalidades em duas categorias: olímpica (judô, karatê, taekwondo, luta olímpica e boxe) e não-olímpica (jiu-jitsu, muay thai, capoeira e kickboxing). “Em 2021 vamos voltar a pleitear sede dos JOJUPS e JAPS”, antecipou Santos.

De volta ao roteiro de competições oficiais, Londrina comemora o sucesso de mais um evento realizado. “Tudo transcorreu de forma tranquila, a movimentação foi maravilhosa nas praças esportivas, tivemos a presença do público e um grande envolvimento nas redes sociais, além disso, o aplicativo Sport App Londrina, oferecido pela FEL de forma gratuita  para o público acompanhar em tempo real as disputas, foi um verdadeiro sucesso”, enfatizou Santos.

Capital confirma favoritismo e mantém hegemonia

Com equipes em 33 das 34 modalidades em disputas, nos naipes feminino e masculino – só não esteve presente no handebol masculino, Curitiba subiu ao pódio 21 vezes entre os três primeiros colocados, conquistando oito medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze. Com esse resultado, Curitiba manteve a hegemonia e subiu pela quarta vez consecutiva no degrau mais alto do pódio, sagrando-se campeão geral dos JOJUPS.

A capital somou 30 pontos a mais que Londrina e 103 a mais que Maringá, cidades que completaram o pódio geral. Os municípios de Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, São José dos Pinhais e Medianeira fecharam as 10 primeiras posições. “Existe todo um trabalho voltado para o esporte em Curitiba, esse trabalho acaba sendo coroado através destas conquistas, mas nunca nos damos por satisfeitos, queremos fazer sempre mais e melhor, então mesmo obtendo o tetracampeonato vamos retornar para Curitiba e na próxima semana vamos pensar em como podemos fazer pra continuar melhorando nas próximas edições dos JOJUPS”, expôs o chefe da delegação, Jean Kulcheski.

O troféu geral de Curitiba foi impulsionado pelos títulos no badminton feminino e 3º no masculino, dobradinhas de campeã no judô e na natação, ouro no rugby feminino e 2º no masculino, prata no karatê feminino, ouro no tênis masculino e prata no feminino, ouro no voleibol masculino após 16 anos e prata no feminino, bronze no vôlei de praia feminino, prata no taekwondo masculino e bronze no feminino, prata no xadrez masculino e no ciclismo feminino e masculino, além do bronze no atletismo feminino.

Os donos da casa também comemoraram a classificação. A cidade sediou pela última vez a competição em 2017 depois de ficar por duas décadas sem sediações e em 2019, mesmo com o principal palco esportivo do município, o Ginásio de Esporte Professor Darci Côrtes (Moringão), interditado parcialmente por conta de reformas, o município conseguiu atender a demanda com folga, já que possui inúmeros outros espaços modernos para prática de várias modalidades, condição que o coloca como referência no Estado. “Contamos com várias parcerias para realizar os jogos, além do envolvimento de diversas secretarias municipais para que a competição pudesse ser realizada. Londrina teve uma boa representatividade, o prefeito ficou muito satisfeito com todo o desempenho da cidade, tendo seu nome mais uma vez evidenciado no Estado”, ressaltou Santos.

Fotos da competição podem ser conferidas no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná. A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

Confira abaixo a classificação geral por modalidades:

Atletismo masculino

1º - Londrina

2º - Maringá

3º - Campo Mourão

Atletismo feminino

1º - Londrina

2º - Campo Mourão

3º - Curitiba

Badminton masculino

1º - Londrina

2º - Toledo

3º - Curitiba

Badminton feminino

1º - Curitiba

2º - Toledo

3º - Londrina

Basquetebol masculino

1º - Cambé

2º - Toledo

3º - Londrina

Basquetebol feminino

1º - Foz do Iguaçu

2º - Ponta Grossa

3º - Londrina

Ciclismo masculino

1º - Medianeira

2º - Curitiba

3º - Rolândia

Ciclismo feminino

1º - Rolândia

2º - Curitiba

3º - Maringá

Futebol masculino

1º - Londrina

2º - Toledo

3º - Ponta Grossa

Futsal masculino

1º - Medianeira

2º - São José dos Pinhais

3º - Cambé

Futsal feminino

1º - Telêmaco Borba

2º - Foz do Iguaçu

3º - Manoel Ribas

Ginástica rítmica

1º - Londrina

2º - Curitiba

3º - Toledo

Handebol masculino

1º - Londrina

2º - Maringá

3º - Jussara

Handebol feminino

1º - Cascavel

2º - Maringá

3º - Sarandi

Judô masculino

1º - Curitiba

2º - Maringá

3º - Foz do Iguaçu

Judô feminino

1º - Curitiba

2º - Sarandi

3º - Maringá

Karatê masculino

1º - Londrina

2º - Maringá

3º - Cascavel

Karatê feminino

1º - Ponta Grossa

2º - Curitiba

3º - Pato Branco

Natação masculina

1º - Curitiba

2º - Cascavel

3º - Maringá

Natação feminina

1º - Curitiba

2º - Cascavel

3º - Maringá

Rugby masculino

1º - Toledo

2º - Curitiba

3º - Maringá

Rugby feminino

1º - Curitiba

2º - Maringá

3º - Guarapuava

Taekwondo masculino

1º - Londrina

2º - Curitiba

3º - Cascavel

Taekwondo feminino

1º - Londrina

2º - Cascavel

3º - Curitiba

Tênis masculino

1º - Curitiba

2º - Ponta Grossa

3º - Londrina

Tênis feminino

1º - Maringá

2º - Curitiba

3º - Marechal Cândido Rondon

Tênis de mesa masculino

1º - Londrina

2º - São José dos Pinhais

3º - Maringá

Tênis de mesa feminino

1º - Maringá

2º - Cascavel

3º - Toledo

Voleibol masculino

1º - Curitiba

2º - Medianeira

3º - Araucária

Voleibol feminino

1º - Marechal Cândido Rondon

2º - Curitiba

3º - Toledo

Vôlei de praia masculino

1º - Maringá

2º - Londrina

3º - Paranaguá

Voleibol de praia feminino

1º - Maringá

2º - Londrina

3º - Curitiba

Xadrez masculino

1º - Ponta Grossa

2º - Curitiba

3º - São José dos Pinhais

Xadrez feminino

1º - Ponta Grossa

2º - Piraí do Sul

3º - São José dos Pinhais

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal