Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

01/10/2019

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa no dia 7, em Toledo

Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa no dia 7, em Toledo

Começa no dia 7 de outubro a primeira fase da campanha de vacinação contra o Sarampo, e segue até dia 25 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento será no horário normal de cada UBS, e direcionado a crianças com no mínimo seis meses de vida e que ainda não completaram cinco anos de idade. Serão vacinadas apenas crianças que ainda não receberam nenhuma dose. É obrigatório levar o cartão de vacinação e um documento.

E no sábado dia 19 de outubro acontece o Dia D. Todas as UBS estarão abertas das 8 às 17 horas exclusivamente para aplicação de vacina contra o Sarampo. Neste dia serão atendidas apenas as crianças na faixa etária da campanha. O objetivo do Dia D é facilitar aos responsáveis que trabalham em horário comercial, para que possam vacinar as crianças sem precisar faltar no trabalho.

De acordo com a Enfermeira do Setor de Epidemiologia, Rosana Cerbarro, é importante vacinar as crianças, visto que são mais susceptíveis a contrair o Sarampo, bem como maiores agravamentos por consequência da doença. "O Sarampo é uma doença altamente infecciosa, e sua transmissão acontece de forma semelhante à Gripe, por secreções respiratórias, como no espirro, tosse, entre outros. Pode evoluir para complicações graves inclusive óbito, principalmente nas crianças". 

Casos recentes no Brasil

Desde o ano de 2016 o Brasil possuía o certificado de erradicação do Sarampo, no entanto, em 2018 começaram surgir casos da doença em alguns estados do país, inclusive no Paraná. Para Rosana, "Isso acontece porque há pessoas que não estão vacinando os filhos ou a elas mesmas. Felizmente não temos casos registrados em Toledo, mas é essencial que se mantenha as vacinas em dia".

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal