Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

10/08/2019

Saúde Mental e Educação definem protocolos para atendimentos no Ambulatório Mental de Toledo

Saúde Mental e Educação definem protocolos para atendimentos no Ambulatório Mental de Toledo

Nesta semana, a Diretora do Departamento de Saúde Mental, Ruth Lemes, a Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental (ASM), Neuza Gripp, duas Psicólogas do ASM, junto com as Psicopedagogas e Coordenadora das Escolas Municipais do Município de Toledo, realizaram uma reunião visando parceria para definição do fluxo de encaminhamentos para o ambulatório. 

Ficou pactuado que as demandas das escolas deverão ser encaminhadas, primeiramente, para as Psicólogas da Secretaria Municipal da Educação (SMED) que farão análise, avaliação e intervenção dos casos e, se necessário, farão encaminhamentos para o ASM em ficha própria. Participaram cerca de 70 profissionais da educação.

“Este é um momento de trabalho  para discutir a rede intersetorial de políticas públicas, dar maior resolutividade aos encaminhamentos e discutir os fluxos para os serviços de saúde mental”, comenta a Diretora do Departamento de Saúde Mental, Ruth Lemes, A Rede de Saúde Mental no município de Toledo é composta por serviços e equipamentos, tais como: Ambulatório de Saúde Mental que atende pessoas com Transtornos Mentais de nível moderado, ou seja, de médio risco; O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS II, atende pessoas com Transtornos Mentais severo e persistente, de Alto risco;  CAPS INFANTIL, atende crianças e adolescente com Transtorno Severo e Persistente, de Alto risco e CAPS AD - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, atende adolescentes e Adultos dependentes químicos. 

Além destes serviços municipais, Toledo conta também com um CAPS AD III - SIM PR que atende pessoas com dependência química na modalidade de acolhimento noturno. O serviço pertence ao CISCOPAR, ou seja atende os 18 municípios da 20º Regional de Saúde e aqueles pacientes encaminhados pelo CAPS AD do municipal. 

O acesso aos Serviços da Rede de Saúde Mental, se dá através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo estas, as porta de entrada porta para o serviço.  Em exceção ao CAPS AD, que é portas abertas às pessoas que desejam o tratamento. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Saúde Mental e Educação definem protocolos para atendimentos no Ambulatório Mental de Toledo
Saúde Mental e Educação definem protocolos para atendimentos no Ambulatório Mental de Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal