Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

03/08/2019

Vigilância Epidemiológica de Toledo alerta população sobre Sarampo

Vigilância Epidemiológica de Toledo alerta população sobre Sarampo

Em virtude do aparecimento de casos de sarampo na cidade de São Paulo, que já passam de 600 casos confirmados, a Vigilância Epidemiológica de Toledo está emitindo um alerta para que toda a população verifique seu estado vacinal. 

As orientações partiram da Coordenação Estadual de Saúde do Estado do Paraná por meio de videoconferência realizada na manhã desta sexta-feira, 02, com todos os municípios da 20ª Regional de Saúde.

Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Toledo, Cleunice Sarturi, o Sarampo é uma doença que pode passar brandamente de forma tranquila, como podem haver complicações. “Se houver complicações podem ser letais”, alerta a Enfermeira. 

Fácil transmissão 

O sarampo é uma doença de transmissão viral, transmitida por vias aéreas ou de pessoa a pessoa. Ele é altamente infectante, de fácil transmissibilidade, por isso a vacinação é o meio mais eficaz de proteção. Pessoas não vacinadas devem evitar o deslocamento para áreas de risco. 

“A doença transmite muito antes do aparecimento dos sintomas”, informa Cleunice. Para identificar uma pessoa com sarampo podem ser observados os principais sintomas: febre alta mais exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhadas de  tosse, coriza ou conjuntivite. 

Vacina

A Secretaria de Saúde de Toledo tem disponível nas unidades básicas de saúde (UBSs) vacina para crianças de 1 ano a 49 anos. Toda pessoa de 1 a 29 anos deve ter no seu cartão de vacinas duas doses de vacina tríplice viral, que protege contra a caxumba, rubéola e sarampo. E de 30 a 49 anos, uma dose de tríplice viral com a mesma proteção.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que neste momento a vacinação é somente para esta faixa etária. “Isso não quer dizer que se houver casos no Estado não possa haver alteração na vacinação”.

Cartão de vacinas

É importante comparecer na unidade de saúde com a carteira de vacinas. Caso não conste a tríplice viral no cartão será feita uma investigação nos registros do Sistema Único de Saúde. 

“Uma vez que não localizado o registro é realizada a vacina dentro da faixa etária preconizada. Não temos nenhum caso registrado no Paraná ainda. Pessoas com idade acima de 50 anos estima-se que já tenham sido vacinadas em outros momentos em virtude de grandes campanhas realizadas no passado ou já estiveram em contato com a doença”, explica a Enfermeira da Vigilância. 

Tranquilidade

As pessoas podem ficar tranquilas no Paraná enquanto não houver nenhum caso confirmado e se estiverem vacinadas. “Caso ocorra algum caso confirmado será necessário um rastreamento minucioso de todos os contatos para a realização de bloqueio”, salienta Cleunice. 

Ela disse ainda que quem já teve contato com a doença no passado desenvolveu um anticorpo e deve estar imune a doença. 

Alerta

Hoje os estados de São Paulo, Roraima, Amazonas são localidades que estão com a doença em evidência no momento. É fundamental que antes de viajar para essas localidades a pessoa esteja com a carteira de vacinação em dia. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal