Toledo, quarta-feira, 17 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

20/07/2019

Obras da Nova Central de Triagem de Toledo devem iniciar em agosto

Obras da Nova Central de Triagem de Toledo devem iniciar em agosto

O processo licitatório para construção da nova Central de Triagem, ou Central de Valorização deu mais um passo na manhã desta sexta-feira, 19. Foram abertos os envelopes com a documentação das 10 empresas interessadas em executar a obra que ficará no Aterro Sanitário.  

O próximo passo é a abertura dos envelopes com as propostas de preços que está prevista para o final de julho, e que vai definir a empresa vencedora. O investimento é fruto de uma parceria da Prefeitura por meio da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, com a Itaipu Binacional. A obra tem previsão de início em 15 de agosto e conclusão em dezembro, ainda neste ano.

 O novo barracão terá área de 2 mil m², mais ampla que a existente, e vai comportar novos equipamentos com tecnologias mais modernas e eficientes para separação e beneficiamento do lixo.

O secretário Neudi Mosconi explica que é um conceito mais moderno e vai permitir a instalação do processo de reciclagem dos resíduos. E além dos recicláveis também poderá ser reciclado o lixo urbano, que será possível em virtude do futuro processamento dos resíduos da Unidade de Tratamento Mecânico. “Terá sala de trituração de isopor, plástico, sala de trituração e beneficiamento do vidro, além de uma sala de processamento e descontaminação de outros materiais, como lâmpadas, tubos de imagem de TV e materiais de uso veterinário”, esclarece.

Segundo o Coordenador das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, Thiago Bana Schuba, além de contribuir para incremento financeiro e inclusão social, a nova Central vai proporcionar redução no impacto ambiental, uma vez que os novos processos reduzirão a quantidade de resíduo que será destinada ao Aterro Sanitário do Município.

De acordo com o último estudo gravimétrico, 44% dos resíduos sólidos urbanos (RSU), proveniente da coleta regular, são resíduos orgânicos. 29% são rejeitos e 27% são resíduos recicláveis.

Parte dos equipamentos já foram adquiridos e estão em fase de entrega, outros estão em processo de aquisição, e alguns ainda serão comprados por meio de novos processos de licitação.

“Isso vai permitir a ampliação do atendimento da coleta seletiva, desta forma vamos chegar no final do ano e início do ano que vem com uma nova política de tratamento de resíduos na nossa cidade”, finaliza o secretário Mosconi.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Obras da Nova Central de Triagem de Toledo devem iniciar em agosto
Obras da Nova Central de Triagem de Toledo devem iniciar em agosto

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal