Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

24/05/2019

Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo

Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo

Algumas modalidades esportivas do município destacam-se com resultados positivos em competições estadual e nacional. O cenário esportivo de Toledo está recheado de atletas de alto nível. O Futsal Feminino também é referência quando se fala em vitórias. A Associação dos Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo (AFETO) representa o município nas competições pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL).

No ano passado, a equipe esteve representando o município e o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude na fase Nacional. Essa competição consagrou as atletas toledanas como vice-campeãs, sendo consideradas a 2ª melhor equipe de futsal feminino do Brasil na categoria sub-17.

A atleta vice-campeã brasileira, Lohana Emanuelly, faz parte da equipe há um ano e meio. Segundo ela, é uma experiência para a vida. “Me inspiro no meu pai, Max Willian, que é jogador profissional. Com o apoio dos amigos e família queremos chegar ao topo neste ano, conquistando a primeira colocação no campeonato. Essa é uma experiência que quero levar para toda minha vida, pois desejo ser uma atleta profissional também”, ressalta a garota de 16 anos.

Outra atleta que iniciou há pouco tempo é a Djeniffer Luana, de 15 anos. Ela diz estar entusiasmada. “Pretendo participar das competições e ganhá-las para nosso município. Já participei de algumas etapas da Copa Oeste e vi que podemos chegar longe com treino e dedicação”, finaliza.

Garantias para um ótimo desempenho

O técnico, Ericson de Oliveira, garante a qualidade esportiva promovida pela AFETO e SMEL. “Participamos de diversos campeonatos e os resultados vêm conforme o tempo com treinamento e preparação. Estamos com uma base muito boa que é de anos e o que é mantida até então, o que gera consequentemente resultados positivos”.

O Secretário da SMEL, André Alcará, reforça o apoio da Secretaria aos atletas do município e disponibiliza o suporte necessário a todos e todas. “Com as praças esportivas públicas em Toledo o índice de atletas cresce. Para cada uma a SMEL oferece apoio da forma possível. Com o futsal feminino não é diferente, são equipes vitoriosas que necessitam de uma atenção. Com este objetivo, nos colocamos a disposição para qualquer coisa”, finaliza Alcará.

Treinamentos

Motivo de orgulho para a cidade as esportistas treinam nas estruturas públicas do município, um exemplo é o Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro, que treinam de segunda a sexta-feira. Também têm escolinhas de futsal no Colégio Augustinho Donin e Caic.

O preparador físico, Luiz Carlos Francisco Rodrigues, popularmente conhecido como “Cobra”, realiza o trabalho com as esportivas há cinco anos. Ele relata que é um trabalho de alto rendimento com as meninas. “Temos uma equipe que merece total atenção, pois são vice-campeãs brasileiras por mérito. É trabalhado de forma árdua reconhecendo o potencial de cada uma delas. Com os treinamentos que fazemos cada resultado é válido”, define Cobra.

AFETO

A Associação dos Amigos e Atletas do Futsal Feminino de Toledo - AFETO foi criada em 22 de Junho de 2006 por Eudes e Salete Dallagnol. Atualmente 120 crianças são atendidas, de 9 até 17 anos. A Associação foi fundada com o propósito de desenvolver ações de recreação, práticas esportivas e de rendimento, além do auxílio escolar para jovens do município de Toledo.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a AFETO, participa representando o município em competições como os Jogos da Juventude do Paraná, Abertos do Paraná, e diversos outros.

No ano passado, por meio da Lei 19.539/2018, a Afeto recebeu o título de utilidade pública. A entidade têm como professores Ericson de Oliveira e Salete Assufi Dallagnol e o preparador físico Luiz Carlos “Cobra” Francisco Rodrigues, entre outros apoiadores.

 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo
Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo
Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo
Escolinhas: Futsal Feminino é referência em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal