Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

17/04/2019

Capacitação qualifica profissionais de farmácia de Toledo e região

Capacitação qualifica profissionais de farmácia de Toledo e região

Na manhã desta terça-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo em parceria com o Conselho Federal e Regional de Farmácia, realizou solenidade para entrega de certificados da capacitação do "Cuidado Farmacêutico no SUS - Polo Toledo". Ao todo 36 profissionais do município e região receberam os diplomas de conclusão do curso. O momento foi realizado no auditório Acary de Oliveira, anexo a Prefeitura.

A ação teve como objetivo capacitar os profissionais da assistência farmacêutica. O curso apresentou formas para o cuidado que deve se ter no serviço de saúde. A Secretária de Saúde, Denise Liell, ressalta a importância dessa atividade para que o uso do medicamento deva ser orientado de forma correta.

"A fim de que tenha seu sucesso devido para o tratamento, por exemplo, o médico que prescreve os medicamentos que devem ser tomados no cuidado farmacêutico vai dar a orientação de como tomar aquele remédio corretamente, a forma de acondicioná-lo, as interações que podem acontecer, inclusive com os alimentos, então com tudo isso o profissional farmacêutico está preparado para dar a devida e correta informação".

Denise destaca que foi um sucesso a participação dos profissionais e do comprometimento dos mesmos em relação ao envolvimento e desenvolvimento das ações. "Foi considerado no Brasil um curso de excelência e nesta turma em especial tivemos uma participação muito importante e reconhecida nacionalmente pelo comprometimento dos alunos, dos profissionais da farmácia que estavam participando e se envolvendo no processo", salienta.

A Secretária ainda frisa que a capacitação trará resultados positivos, pois a assistência farmacêutica precisa ser repensada diferente. "Não é simplesmente ter uma unidade dispensadora de medicamentos. Toledo já tem duas farmácias públicas  que é a Farmácia Escola que fica no centro da cidade, próxima a delegacia e a Farmácia Comunitária que fica ao lado Mini Hospital, na Vila Pioneiro. Queremos em breve ter mais uma farmácia pública na cidade com todas as exigências legais do conselho legal da farmácia".

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Mirian Ramos Fiorentin, afirma que uma capacitação como essa fortalece a qualidade nos serviços e principalmente coloca o profissional de farmácia na linha de frente com a qualificação diferenciada na dispensação dos medicamentos.

"Não basta somente fornecer esse medicamentos, o importante é a assistência farmacêutica para orientar o paciente na localização desses medicamentos, quais medicamentos podem ser utilizados em jejum, quais medicamentos podem ser ingeridos com alimentos, quais medicamentos que interagem com outro alimento. Então essa capacitação tem uma grande importância, porque farmacêutico que faz o elo do prescrito ao paciente, as pessoas hoje com os avanços tecnológicos, com o avanço da medicina, acabam vivendo mais, e ao viver mais, utilizam mais os medicamentos, e ao utilizar mais medicamentos o papel do farmacêutico é fundamental", define Mirian.

A Diretora da Assistência Farmacêutica, Adriane Monteiro Santana, explica que essa capacitação farmacêutica foi oferecida pelo Conselho Federal de Farmácia, e Toledo foi escolhido entre os 10 primeiros pólos do Brasil todo, para começar as capacitações, ficando entre os 10 primeiros pólos do Brasil. "Essa ação veio para capacitar o farmacêutico na consulta farmacêutica que vai acontecer dentro das unidades de farmácia do município e os profissionais do município e da região da 20° Regional", explica.

Adriane complementa dizendo que o farmacêutico vai fazer uma consulta farmacêutica com o paciente que chega até a farmácia e tem dúvida sobre os medicamentos que tem algum problema de reação a algum medicamento, o farmacêutico fará a orientação correta e também poderá prescrever alguns medicamentos que são liberados pela prescrição farmacêutica, após essa capacitação e o trabalho dos protocolos dos municípios estará apto para fazer prescrição de medicamento, nessa consulta ele poderá resolver no atendimento direto na farmácia, para que o paciente não precise ir até a unidade básica, facilitando a consulta.

"Desses primeiros 10 pólos que foram capacitados, Toledo ficou em primeiro lugar na capacitação, tendo os melhores resultados do trabalho foi de Toledo se destacando em todos os sentidos, virão outros pólos que estão sendo capacitados, mas na primeira etapa de capacitação do conselho Toledo foi o que mais se destacou. A secretaria da Saúde de Toledo está trabalhando em busca de melhorias na assistência farmacêutica para facilitar a vida do paciente, ajudando no tratamento, e possibilitando melhor qualidade de vida", reforça a Diretora.

Vale ressaltar que  município não teve custo nenhum para essa capacitação, ela foi toda financiada pelo Conselho Federal de Farmácia, os profissionais contratados também ofertados pelo conselho sem custo ao município.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Capacitação qualifica profissionais de farmácia de Toledo e região
Capacitação qualifica profissionais de farmácia de Toledo e região
Capacitação qualifica profissionais de farmácia de Toledo e região

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal