Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo Eventos

28/03/2019

Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo

Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo

Foram necessárias várias mãos e braços fortes para o município de Toledo se tornar o que é agora. Com força de vontade, determinação e perspicácia, milhares de pessoas que vieram de várias regiões do Brasil desbravaram estas terras que viriam a prosperar de forma positiva. Para celebrar e homenagear essas pessoas, a Prefeitura de Toledo, organizou o 32º Encontro dos Pioneiros, nesta quarta-feira, 27, no Clube Toledão.

O encontro reuniu aproximadamente 800 pessoas. Homens, mulheres e famílias inteiras fizeram presença no tradicional evento realizado pela Secretaria da Cultura. Os famosos “colonizadores” de Toledo chegaram entre os anos de 1946 e 1954. Durante o evento eles tiveram a oportunidade de relembrar as histórias vividas nos tempos antigos.

Quem gostou de relembrar essas histórias foi a senhora Adeliria de Ramos, de 85 anos. A pioneira do município chegou em 1950 e diz que não trocou e nem trocará por nada a capital do agronegócio. “Antes de vir pra cá moramos em Guaraniaçu, na década de 50 vim para cá pois meu cunhado veio primeiro, começou a trabalhar e levou a notícia para lá que era muito bom aqui, bom de trabalhar, fácil de viver. Meu pai quando ouviu isso vendeu o terreno que tínhamos e viemos para cá, depois que acostumamos não quis mais voltar para lá, casei aqui, tive filhos e netos, não troco aqui por nada”, conta Adeliria com um sorriso no rosto.

Chegando um pouquinho mais tarde que a Dona Adeliria, o senhor Pedro Aluizio Kaefer, chegou ao município em 1952. Ele conta que antes aqui era “puro mato”. “Quando meus pais vieram para cá eu só tinha 12 anos, e desde então minha vida foi aqui, no início era puro mato, tivemos de abrir estradas e não tinha motosserra, só a punctura, e não tínhamos recursos. Agora a cidade está 100%, a Prefeitura tem feito um ótimo trabalho”, ressalta Pedro.

A esposa de Pedro, Araci Kaefer, aproveitou para lembrar que aqui foi o lugar escolhido para constituírem sua família com cinco filhos. “Eu cheguei em Toledo no ano de 1957, acompanhada dos meus pais. Viemos lá de Santo Cristo no Rio Grande do Sul. Meus pais vieram morar em Bom Princípio, e lá moramos até hoje, tivemos cinco filhos, e todos continuam por aqui, no início foi difícil, agora tudo está asfaltado, o distrito e Toledo também, é muito bom se sentir em casa”, destaca Araci.

E teve gente que chegou em Toledo, gostou tanto da cidade, que fez daqui um lugar para viver de forma intensa. “Sou moradora do Jardim Coopagro. Tenho 84 anos e nunca parei de me mexer. Faço curso de violão, atividades físicas, curso de violão, entre várias coisas de forma gratuita. Quando vim para cá, lembro que trabalhei para a dona Diva, esposa do Willy Barth. Constitui família, tive filhos, vivi intensamente”, relata dona Elena Pavoski, de 84 anos.

O Encontro

O momento contou com a presença de diversas autoridades do Poder Executivo e Legislativo de Toledo, membros da Associação dos Pioneiros de Toledo (APITO), e entidades do município. Aproximadamente 40 pessoas trabalharam na organização do evento. Entre Secretarias Municipais de Saúde, Cultura, Comunicação, Segurança e Trânsito.

Na ocasião o Prefeito Lucio de Marchi destacou a importância de cada pioneiro para o município. “Estamos contentes em ver nestes rostos a alegria de ter conquistado um futuro promissor para todos. São milhares de pessoas que transformaram Toledo em uma cidade boa para se viver. Prestamos nossas homenagens aos que aqui estão e aos que já foram”, explica Lucio.

O Secretário de Cultura, Odemilson Elias dos Santos, reforça que esse é mais um evento em valorização ao povo toledano. "Nossos queridos pioneiros que fazem presença nesse evento são o reflexo de pessoas que batalharam muito por uma vida melhor para todos nós. É uma alegria ver que todas essas pessoas puderam fazer presença nesse momento tão importante de celebrar a vida e a luta de cada um", salienta.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo
Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo
Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo
Mais de 800 pessoas participaram do 32º Encontro dos Pioneiros em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal