Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

22/03/2019

Conferência sobre Energias Renováveis reunirá autoridades do Brasil e da Alemanha em Toledo

Conferência sobre Energias Renováveis reunirá autoridades do Brasil e da Alemanha em Toledo

Na próxima segunda-feira, 25, o município de Toledo receberá a Conferência sobre Cooperação Econômica com Energias Renováveis. O evento acontecerá na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e deve reunir representantes da Alemanha, do Estado do Paraná, Toledo e região. Com o tema “Nós podemos fazer mais juntos” a reunião abordará o tratamento do passivo ambiental existente da atividade agropecuário e também do Resíduo Sólido Urbano (RSU). 

O Dr. Stefan Rudolph, Secretário de Estado no Ministério dos Assuntos Económicos do Estado de Mecklenbug Pomerânia Ocidental - Alemanha, é uma das presenças confirmadas. O Governador Ratinho Júnior poderá participar da abertura dos trabalhos. Estarão presentes também diretores do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Agência Paraná Desenvolvimento, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a empresa ME-LE, CBIOGÁS, Biopark, Unioeste, UTFPR, Primato, BRF, Assuinoeste, Aviopar, Frimesa, Agência Paraná de Desenvolvimento, Itaipu, Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Conselho de Meio Ambiente de Toledo, entre outras entidades devem comparecer.

O objetivo da reunião é apresentar o diagnóstico ambiental de Toledo e potencialidades econômicas do passivo existente.

Além disso, representantes de instituições e empresas terão a oportunidade para apresentar um diagnóstico sobre dejetos animais e RSU regional. 

O Secretário de Meio Ambiente de Toledo, Neudi Mosconi, explica que o município detém atualmente 14% de todo o passivo ambiental do Paraná de dejetos suínos e 3% da produção nacional de suínos, o que chama interesse de empresas e instituições específicas. “Nós precisamos começar a caminhar em direção ao tratamento deste resíduo. Este problema ambiental não é um problema, é um caminho e oportunidade de implementarmos novos negócios, o que está sendo discutido nesse momento é justamente encontrarmos tecnologia para tratarmos esse passivo ambiental, transformando ele em novas atividades econômicas, como a geração da Bioenergia, através do Biogás”, informa. 

“Surge um mundo de oportunidades de possibilidades e ao mesmo tempo depois de produzirmos energia ou gás metano temos a grande possibilidade de transformar tudo isso em adubo organo mineral, são cadeias que somadas podem oportunizar o município de Toledo, quando 100% tratado resultar na geração de receitas de aproximadamente R$ 200 milhões ano, e possibilitar ainda a ampliação dessas atividades, principalmente da suinocultura”, reforça Mosconi. 

Após a reunião de trabalho, às 14h todos devem se dirigir a uma visita na usina de biogás piloto Biokohler, em Vila Ipiranga.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal