Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

20/03/2019

Prefeitura de Toledo e Sicoob Meridional: Parceria oferece Projeto Escola de Pais

Prefeitura de Toledo e Sicoob Meridional: Parceria oferece Projeto Escola de Pais

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação firmou parceria com o Sicoob Meridional para a realização de uma palestra para os pais e responsáveis dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil e das Escolas Municipais de Toledo. O tema é “Aprendizagem: Fundamental na constituição do sujeito”
A palestra será conduzida por André Weffort, profissional de fonoaudiologia com renomada experiência na área. O evento será realizado no dia 22 de Abril, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, no Jardim Paulista, a partir das 19h30.

O Projeto Escola de Pais 

A fim de refletir sobre os laços familiares, o Projeto Escola de Pais, possui como objetivo trazer a perspectiva da boa relação seja em casa ou na escola.  O que se pretende é apresentar uma proposta de trabalho com vistas à articulação da família e da escola. Partindo-se do pressuposto de que no momento em que nasce um filho, nasce um pai e uma mãe, e ainda, no contexto atual a velocidade da vida nos impõem novos ritmos e formas para atender as necessidades dos filhos.

De acordo com Secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer do Amaral, o espaço escolar é um ponto de apoio aos pais ou responsáveis dada sua função social articulada a função da família na dimensão do educar as novas gerações. “À família cabe de outro lado acompanhar e supervisionar a vida escolar dos filhos. Portanto, a aproximação e o fortalecimento de vínculos entre a escola e a família é condição importantíssima para o sucesso pessoal e acadêmico das crianças. Entende-se ser esta uma forma de contribuir com a prevenção de problemas”, informa.

Esta proposta de trabalho tem por premissa auxiliar na educação dos indivíduos, pois educação é tudo aquilo que nos molda, nos orienta, organiza ou reorganiza a nossa trajetória, que não acontece apenas na escola, mas também nela! Sobretudo que seja capaz de emancipar ideias, promovendo de fato, uma Escola de Pais, para Pais. A Escola de Pais é um Círculo de debate - com um mediador, provocando o diálogo e/ou vivências possíveis durante o encontro.

“A conversação será instrumento singular de mobilização de toda esta prática. Não será alguém que sabe mais, falando para uma plateia de pais que precisa aprender, mas sim, pessoas com conhecimentos distintos que possam tratar sem amarras de determinados assuntos, sem a preocupação de estar certo ou errado, mas de aprender juntos”, comenta Edna.

Durante o ano ocorrerão trabalhos individualizados em cada escola e CMEI, versando sobre sua realidade e necessidade pontual e outros em grupos maiores, todos mediados pelos profissionais do Núcleo de Estudo e Atendimento a Diversidade e Inclusão (NEADI) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, diretores das escolas e CMEIs, Coordenadores Pedagógicos, Professores Psicopedagogos e do Atendimento Educacional Especializado.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal