Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

12/03/2019

Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo

Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo

O Shopping Panambi recebeu no sábado, 9, uma ação em prol da vida, com a realização de testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S). A atividade durou 12 horas consecutivas. Foram atendidas 261 pessoas para testes rápidos, passaram ao todo mais de 500 pessoas para os demais serviços oferecidos.

A atividade aconteceu com a parceria entre a  20ª Regional de Saúde, Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ciscopar/CTA, com o Shopping Panambi. Profissionais da saúde utilizaram o momento para realizar orientações e aconselhamentos sobre as IST’S. A campanha teve como objetivo fazer o diagnóstico precoce das ISTs sendo elas: HIV, Sífilis e Hepatites B e C, assim como oferecer orientações sobre prevenção das doenças, formas de contágios e tratamento. Ao todo 1042 testes foram concluídos.

Foi constatado que 12 testes deram resultados positivos sendo, 03 HIV, 02 Hepatite B, 01 Hepatite C, 06 Sífilis. Apenas 12 pacientes não retornaram para retirar o resultado. Todos os casos positivos foram encaminhados para os serviços de referência para tratamento e acompanhamento.

Cada paciente demorou cerca de 30 minutos para receber o resultado. De forma gratuita, cada pessoa que participou teve a oportunidade de saber se contraiu ou não uma doença. O objetivo principal dessa ação foi mostrar que há uma maneira mais fácil para identificar e tratar um possível problema. Os testes de IST’S também são disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Toledo.  

A Diretora da Atenção Básica, Marcia Cristina Guilhem, agradeceu pela presença de todos os participantes. “Foi um dia bem movimentado, onde pudemos realizar vários atendimentos e averiguar como está a situação de alguns dos nossos munícipes. Quem não conseguiu ir, pode ir fazer esse atendimento em uma das nossas UBSs”.

Marcia lembra que é importante fazer esses procedimentos para que o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes. “Assim que for feito a identificação das doenças é possível tratá-la de forma adequada. Todo diagnóstico antecipado pode trazer uma condição de vida melhor para os pacientes”, explica Marcia.

Um dos pacientes que não quis se identificar conta que esta é uma oportunidade para que todas as pessoas possam continuar protegidas. “Agradeço pela iniciativa de realizar uma ação como essa no município. Algo aberto e que qualquer um pode participar. Tive o resultado negativo pois sei me cuidar mas é importante lembrar sobre os cuidados necessários”, finaliza.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, no município foram registrados 64 casos de Hepatites Virais de janeiro a dezembro de 2018. Sífilis em gestantes somam 67 notificações. Sífilis adquirida 225, já a Sífilis congênita são quatro casos. Atualmente, seis gestantes estão com HIV, de acordo com dados preliminares.

 

PUBLICIADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo
Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo
Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo
Testes de IST'S após carnaval diagnosticam 12 casos em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal