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Toledo

05/01/2019

Retrospectiva 2018: Sede própria do CRAS III é um das conquistas da Assistência Social e Proteção à Família

Retrospectiva 2018: Sede própria do CRAS III é um das conquistas da Assistência Social e Proteção à Família

Um dos mais importantes setores da Prefeitura de Toledo, é a Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS). As atividades exercidas pelos profissionais dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, atendem famílias usuárias/encaminhadas para serviços prestados pela Assistência Social. Os serviços são ofertados para a comunidade por meio, da Unidade Social São Francisco, os Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs) da Vila Pioneira e Coopagro, Florir Toledo, Projovem, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente (NACA), entre outras.

O ano de 2018 foi bem produtivo, na questão de atendimentos. Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes, tiveram aproximadamente 600 atendimentos mensais. Esses atendimentos são realizados pelo NACA, Unidade Social São Francisco, Circo da Alegria, Escola Osvaldo Cruz, Escola Orlando Luis Basei, CAIC, Florir e PROJOVEM.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes não governamental, cofinanciados pela SMAS, são a Ação Social, Casa de Maria, Ledi Maas, Dorcas Coopagro, Aldeia Infantil Betesda. Mensalmente, em 2018, foram realizados cerca de 935 atendimentos.

Em Toledo, existem dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), um no Jardim Coopagro e outro na Vila Pioneiros. Em 2018, foram atendidos 400 idosos por mês, onde anualmente, foram registrados mais de 26 mil atendimentos no ano, com as mais variadas atividades esportivas, cultura, lazer, informática e informações e orientações acerca dos direitos da terceira idade.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou 16.987 atendimentos. Outros trabalhos importantes foram a qualificação profissional e geração de renda, com 1044 pessoas atendidas com diversos cursos. Já nos atendimentos do Departamento de Proteção Social Especial, 2488 foram atendidas pelos profissionais.

Uma das conquistas importantes no ano é sede própria do CRAS III. Anteriormente o CRAS III funcionava em casas locadas com constantes mudanças de endereço, o novo endereço traz agilidade e comodidade aos usuários. A Secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, avalia positivamente as ações do ano.

“O ano se findou com saldo positivo. A Secretaria de Assistência Social possui um compromisso com a população, que deve ser cumprido diariamente. Não são apenas números. Os atendimentos devem ser com responsabilidade e de importância social, para a pessoa ou família. E claro, 2019 a expectativa é para que seja melhor ainda”, define a Secretária.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Retrospectiva 2018: Sede própria do CRAS III é um das conquistas da Assistência Social e Proteção à Família
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