Toledo, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

04/01/2019 | Concebido por Goioerê

Verão sem neura: confira dicas de cuidados para saúde e beleza na estação

Verão sem neura: confira dicas de cuidados para saúde e beleza na estação

Quando o assunto é verão, as altas temperaturas e expectativa de maior exposição do corpo ao sol podem causar desconforto e até trazer problemas de saúde, caso não sejam tomados os devidos cuidados com a pele.

De acordo com a dermatologista Daniela Leal, a dica é investir em precauções, que contribuem para trazer mais segurança com relação à saúde e beleza da pele.

Celulite, flacidez e estrias estão entre as maiores queixas das mulheres em termos de autoestima. Cuidar da saúde física por meio de uma alimentação equilibrada em conjunto com a prática de exercícios físicos é a melhor forma de prevenção nos próximos meses. A frustração está, no entanto, no tempo que essas precauções tomam para mostrar resultados – o que acaba desmotivando muitas pessoas. “No verão, as pessoas ficam mais auto conscientes de seus corpos e muitas pacientes procuram ajuda mais imediata nesse sentido”, diz a dermatologista.

Cuidados com o rosto
Por ser extremamente sensível, a pele do rosto requer cuidados específicos. Quem tem tendência à formação de melasma precisa ser especialmente precavido com o sol. “Ter ou não ter melasma está ligado a vários fatores, inclusive genéticos. Mas a exposição à luz do sol, sem dúvidas, piora muito o quadro”, explica a médica. Para isso, a dica é usar protetor solar com FPS 50. “Não pode esquecer da quantidade – precisa passar na pele toda! Filtro solar não se economiza”, enfatiza a dermatologista.

Melasmas não são a mesma coisa que melanoses solares, no entanto, manchas que também podem surgir. Estas são mais escuras e geralmente marrons, que podem aparecer em áreas muito expostas, como face, mãos, braços e colo. “Se proteger do sol é essencial porque esse tipo de mancha pode se desenvolver e além de serem difíceis de tirar, podem se agravar para quadros mais graves, como queimaduras, envelhecimento precoce e até câncer”.

Pra incluir na rotina
Para complementar os cuidados, a dermatologista Daniela Leal dá alguns conselhos. “Além de o ideal ser não tomar sol entre 10h e 16h, que é o período do dia em que os raios solares estão mais intensos, é essencial evitar fazer depilação e depois expor a pele ao sol”, diz. A dica é esperar 48 horas entre a remoção de pelos e o tempo no sol.

Procurar manter a pele seca, limpa e hidratada para evitar o aparecimento de fungos e micose e manter uma alimentação rica em carotenoides também são dicas a serem seguidas. “Alimentos como cenouras, beterrabas ou abóboras ajudam a otimizar o bronzeado de maneira saudável”, explica ela. Por último, a dica mais importante é tomar bastante água. “O ideal é variar entre 2 e 3 litros por dia. Assim, o corpo se mantém hidratado e saudável”, garante.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MARIE CLAIRE

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal