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Paraná

04/04/2024 | Concebido por Goioerê

Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação

Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação

Os dados mostram que a primeira temporada de turismo por cruzeiros no Estado foi bem-sucedida: 61,6% dos participantes do levantamento disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral. Paranaguá, cidade em que o navio atracou, foi o destino mais visitado, seguido pela Ilha do Mel.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), divulgou nesta quinta-feira (04) os resultados da pesquisa Temporada de Cruzeiros 2023-2024, que buscou identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná em navios de cruzeiros. Foram abordadas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras.

Os dados mostram que a primeira temporada de turismo por cruzeiros no Estado foi bem-sucedida: 61,6% dos participantes do levantamento disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em uma próxima oportunidade. Cerca de 85,6% dos participantes disseram que não conheciam o Paraná. Paranaguá, cidade em que o navio atracou, foi o destino mais visitado (79,2% dos passageiros). Outros 13,6% conheceram a Ilha do Mel e 6,1%, Pontal do Paraná, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba.

Para 52,6% dos respondentes, a segurança pública no Estado foi um ponto de destaque durante a viagem. Para 54,9%, esse destaque ficou com a eficiência no processo de embarque e desembarque. A estrutura e a recepção turística foram ressaltadas por 46% dos participantes da pesquisa.

Estes viajantes foram abordados no espaço de embarque e desembarque montado no Complexo Mega Rocio e, também, na Arena Paraná, fixada na Praça Central Mario Roque em Paranaguá, em forma de receptivo para acolhimento e oferta de passeios turísticos. A abordagem às pessoas contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e do Observatório de Turismo de Paranaguá. 

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destacou que a pesquisa é inédita e foi idealizada pela pasta estadual para conhecer os turistas que, pela primeira vez, pisaram no Estado através de embarcação marítima. O Paraná entrou na rota da parada de navios de cruzeiros em dezembro do ano passado. Há pouco mais de uma semana o Estado apresentou, também, o resultado da pesquisa Sondagem de Opinião, realizada durante o Verão Maior Paraná, junto a turistas do Litoral e balneários do Noroeste do Estado.

“O mais importante dessa temporada de cruzeiros, inédita no Paraná, é o sentimento de pertencimento que ficou nos moradores de Paranaguá”, destacou.

Na temporada de cruzeiros, 29 mil passageiros e tripulantes foram registrados em trânsito, ou seja, desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos paranaenses. O Porto de Paranaguá recebeu um total de 15 atracações do Navio Lirica às sextas-feiras (entre os dias 01 de dezembro de 2023 e 08 de março de 2024), com embarque, desembarque e passageiros que desceram para curtir o dia no Estado; e uma parada do navio Música, sem embarque e desembarque, em 23 de dezembro.

“Os números também mostram o impacto do turismo. Apenas na geração de emprego houve evolução de 74% neste mês de fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, passando de 908 para 1.585 novos empregos no setor”, complementou o secretário.

"A primeira temporada de cruzeiros deu tão certo que Paranaguá já conta com viagens à venda para a próxima temporada, que começa no final no final deste ano. A MSC também reservou a temporada de 2025/2026 e a nossa expectativa é que a demanda seja cada vez maior", destacou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, Andre Pioli.

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PERFIL – A pesquisa demonstra que dos 607 participantes, 58,6% eram do sexo feminino. A faixa etária majoritária era de 36 a 50 anos (38,2%), seguida de 51 a 65 anos (27,3%) e 25 a 35 anos (15,5%). A média de gasto por pessoa na cidade e na região do Litoral foi predominante entre R$ 51 e R$ 100 (27,9%) seguida de R$ 101 a R$ 200 (27,2%).

A maioria das pessoas que respondeu às perguntas fez a viagem de sete dias a bordo do cruzeiro em família (58,3%) ou em casal (23,4%). Em parcelas menores, aparecem aquelas que viajaram em grupo (16,1%) ou sozinhas (2,1%).

Para 58,6% essa foi primeira viagem de navio – que era um dos objetivos da promoção da rota paranaense. Outros 23,4% viajaram desta forma duas ou três vezes e 9,1% mais de quatro vezes.

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Dos 427 passageiros brasileiros que responderam à pesquisa e desembarcaram no Litoral do Estado, 51,3% eram do Paraná, 3,5% de Santa Catarina, 0,9% de São Paulo e 0,5% do Rio de Janeiro.

Já entre os visitantes estrangeiros que passearam no Estado enquanto o navio permaneceu atracado no Porto de Paranaguá, 72,2% eram da Argentina. Outros 18,3% eram do Chile, 1,7% do Peru, 1,7% do Equador e, em proporções menores, foram também registradas outras origens.

Relaxamento e descanso foram as escolhas de 53% dos participantes do levantamento. Para 32% deles, a escolha foi para conhecer novos destinos turísticos e 11% estavam em busca, principalmente de entretenimento e atividades a bordo.

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

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