Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

27/07/2022

Jardim Bressan em Toledo recebe operação bloqueio após aparecimento de escorpiões

Jardim Bressan em Toledo recebe operação bloqueio após aparecimento de escorpiões

O aparecimento de escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) motivou a realização, na manhã desta quarta-feira (27), de uma operação bloqueio no Jardim Bressan, em Toledo. Coordenada pelo Setor de Controle e Combate às Endemias de Toledo, a ação tem o objetivo de prevenir a infestação do animal peçonhento cuja picada pode ser bastante dolorosa em adultos e fatal em crianças e idosos.

O primeiro foco foi encontrado na última sexta-feira (22) por uma moradora do bairro, que percebeu a presença de um filhote no meio da roupa. “Felizmente, ela reconheceu a espécie deste escorpião, matou-o e comunicou nosso setor, que mandou uma coleta para a Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações (DVZI), da Secretaria de Estado da Saúde, que confirmou se tratar realmente de um Tityus serrulatus. Enquanto o resultado não vinha, fizemos uma varredura neste imóvel e em outro ao lado, onde encontramos mais um filhote e quatro adultos”, relata a coordenadora do Controle e Combate às Endemias de Toledo, Lilian König.

A coordenadora está bastante preocupada com a possibilidade de uma infestação do animal no município. “Cada fêmea pode gerar até 20 filhotes por ano. Neste momento, podemos ter vários escorpiões-amarelos no Bressan e redondezas. Percebemos que há nesta região muitos imóveis com entulhos e madeira guardados, objetos que servem de esconderijo para esses animais se reproduzirem. Estamos orientando os moradores a fazerem uma varredura dentro e fora de casa, eliminando esses focos em potencial. O momento de agir é agora, a tempo de impedir que esta situação se espalhe para outros bairros”, observa.

Lilian pontua que Toledo não está acostumada com infestação de escorpiões-amarelos e, por isso, entrou em contato com técnicos da Secretaria da Saúde de Assis Chateaubriand. “Este é um problema com o qual eles convivem há mais tempo e fui buscar informações para não errarmos neste momento crítico, ainda mais porque em agosto é o ponto alto do período reprodutivo do Tityus serrulatus”, alerta. “Vale lembrar que a remoção mecânica é o único meio para nos livrarmos dele. Contudo, é bom fazer este trabalho sempre protegendo bem mãos, braços, pés e pernas com botas, calças longas e luvas”, orienta.

A coordenadora conclama toda a população a redobrar os cuidados para impedir uma infestação do escorpião-amarelo. “É uma espécie que prefere lugares úmidos e escuros, que se alimenta principalmente de pequenos insetos e aracnídeos, por isso é importante que residências e empresas mantenham seus imóveis limpos, sem acumular entulhos e recipientes que atraiam essas presas. Esses materiais devem ser sempre manuseados com luvas e em sacos acondicionados em latas fechadas. Em caso de acidentes, deve-se procurar imediatamente assistência médica, mas, antes é importante capturar de forma segura o animal para sua identificação e correta prescrição de soro antiescorpiônico”, orienta. “Caso alguém encontre um escorpião, pedimos para que este animal seja coletado vivo ou morto e, em horário comercial, entre em contato com a gente pelo telefone 3196-3096/3196-3095 ou vá diretamente à nossa sede [Rua Eroni Becker, 20]. Também é interessante tirar uma foto do escorpião para facilitar esse trabalho de análise”, aconselha. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Jardim Bressan em Toledo recebe operação bloqueio após aparecimento de escorpiões
Jardim Bressan em Toledo recebe operação bloqueio após aparecimento de escorpiões
Jardim Bressan em Toledo recebe operação bloqueio após aparecimento de escorpiões

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal