Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

27/07/2022

Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"

Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"

A contação da história “Os animais do zodíaco chinês”, pela arte-educadora Aline Fernandes (integrante do Grupo Put´s de Teatro, de Toledo), marcou, na tarde desta terça-feira (26), o encerramento da primeira temporada do “Teatro nas Escolas”. A peça foi encenada na Escola Municipal Norma Demeneck Belotto (Jardim Gisela) para cerca de 170 alunos da instituição, que acompanharam um enredo baseado na lenda folclórica chinesa que narra como Buda decidiu quais animais fariam parte do Zodíaco – um conto popular no qual se desperta o interesse do público pelas ricas culturas existentes ao redor do mundo, uma oportunidade ímpar de trabalhar com a diversidade e a tolerância com pessoas diferentes do seu meio. 

Somando todas as cinco apresentações da primeira temporada, iniciada no começo de julho, cerca de 2.000 crianças matriculadas na rede municipal foram impactadas pelo projeto da Secretaria Municipal da Cultura, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, da Itaipu Binacional, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e do Convênio Linha Ecológica. Antes da Norma Demeneck Belotto, foram contempladas as Anita Garibaldi (Jardim Europa), Walmir Grande (Jardim Panorama), Waldyr Luiz Becker (Jardim Coopagro) e Escola André Zenere (Jardim Bela Vista).

Na Anita Garibaldi, a artista e arte-educadora Nara Mattana, de Palotina, apresentou, no dia 1º, a peça “Pimplinações de Yby”, que apresentou histórias (não estórias) da nossa terra que foram recontadas na forma de lendas. A Walmir Grande foi palco, no dia 7, de “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono”, história contada pela artista e arte-educadora Izabela Fernandes de Souza, de Foz do Iguaçu, que promoveu um encontro com a literatura e a oralidade de matriz africana e fronteiriça, que busca criar pontes entre contos e a experiência local de pescadores, ribeirinhos e a tradição afro-brasileira do Oeste do Paraná.

Nara Mattana voltou a Toledo no dia 20 para ministrar aos alunos da Escola Waldyr Luiz Becker a contação de história e brincadeiras intituladas “Pimplinações brincantes”, peça que traz a história de Clara e Morena, que, mesmo em universos tão diferentes e distantes, conseguiram se encontrar para brincar e para mudar o reino onde moravam. Por sua vez, Izabela Fernandes de Souza regressou ao município no dia 21 (terça-feira) para novamente apresentar a peça “Pescando histórias: o sonho da tartaruga e a girafa sem sono” na Escola André Zenere.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, anuncia que uma segunda temporada no “Teatro nas Escolas” será realizada entre setembro e outubro e que há várias estabelecimentos de ensino na fila de espera. “Trata-se de um programa que tem como objetivo trabalhar, por meio das artes cênicas, a questão da formação de plateia no público infantil, seja por meio do teatro ou das contações da história, que usam elementos do teatro para desenvolver esse lado lúdico, uma interface com a literatura. Em um mês em que foi realizado, o ‘Teatro nas Escolas’ atingiu um excelente público, com uma receptividade muito das comunidades escolar e já temos uma demanda de instituições que já estão nos solicitando a realização destas peças em suas dependências”, relata.

Rosselane observa que a iniciativa também está focada nos professores. “Essa ação está estruturada em outro pilar importante: a formação dos docentes da área de artes no sentido de trabalharem a questão da linguagem e da sensibilização do teatro com as nossas crianças, ministrando atividades em sala de aula. Nessas duas frentes, uma voltada aos alunos e outra aos professores, queremos seguir com o projeto no ano que vem, levando-o às 36 escolas da rede municipal de ensino”, comenta. “O balanço desta primeira fase do ‘Teatro nas Escolas’ é extremamente positivos, o que nos motiva a continuar trabalhando e também a expressão nossa gratidão aos parceiros: Secretaria Municipal da Educação, Itaipu Binacional,  Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e Convênio Linha Ecológica”, agradece.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"
Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"
Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"
Apresentação na Escola Norma Belotto de Toledo encerra 1ª temporada do "Teatro nas Escolas"

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal