Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

29/06/2022

Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria

Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria

Uma comitiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), chefiada pelo reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, e com a participação da diretora do Campus Toledo, Cristina de Oliveira Rodrigues, participou de um encontro com representantes do município de Toledo. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura e a recepção ficou por conta do vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt, e demais integrantes da administração municipal.

A visita, segundo o reitor Ricardo Fonseca, tem o objetivo de fortalecer os vínculos entre o município e a universidade. “Desde o início da pandemia não vínhamos até Toledo e existe a necessidade de sempre estarmos em contato. Neste ano teremos a formatura da primeira turma e isso só ocorrerá pelo empenho do município em querer a UFPR aqui”. Fonseca ainda acrescentou que a intenção é ampliar a oferta de cursos na área da saúde, como Enfermagem, Fisioterapia, entre outros. Sobre a formatura, o reitor informou o vice-prefeito que o evento acontece no dia 16 de setembro e conta com a presença de representantes da gestão.  

Outro assunto tratado foi sobre a ocupação do terreno doado pela administração municipal, localizado na Vila Becker. “Temos o projeto arquitetônico e agora vamos partir para os projetos complementares. Queríamos realizar o quanto antes estes investimentos, porém o momento atual, de contingenciamento de gastos, nos limitam”, explicou Fonseca. O local deverá contar com ambulatório de especialidades para formação acadêmica dos estudantes e demais espaços necessários para os estudantes. 

A equipe da UFPR também foi posicionada sobre a condução das obras e da gestão do Hospital Regional, que terá características de um hospital escola. A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, salientou que esta condição estará prevista no edital da cessão onerosa que o município prepara. “É importante sabermos disso. Precisamos de campos de estágio estáveis para nossos acadêmicos”, acrescentou a diretora do campus Cristina Rodrigues. 

Dorfschmidt, representando o prefeito Beto Lunitti que está em viagem oficial, reforçou a previsão de conclusão das obras do Regional para a segunda quinzena de agosto. “Com o Hospital à disposição, a possibilidade de novos cursos na área da saúde, além da construção de uma estrutura da UFPR, com consultórios, em frente à unidade hospitalar, teremos avanços significativos na saúde, não só de Toledo, mas de todo o oeste do Paraná. Eu e o prefeito Beto Lunitti temos a vontade política e uma equipe muito técnica conduzindo a saúde no município. Isso fará toda a diferença para nossa população”, concluiu.

Ademar ainda propôs uma nova conversa, desta vez com a presença do prefeito Beto Lunitti, para avaliar como o município pode contribuir para a ampliação das estruturas da universidade no território toledano.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria
Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria
Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria
Prefeitura de Toledo e UFPR têm encontro e reforçam parceria

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal