Toledo, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

17/06/2022 | Concebido por Goioerê

Tecpar amplia escopo de serviços no Inmetro para oferecer novas soluções para indústria

Tecpar amplia escopo de serviços no Inmetro para oferecer novas soluções para indústria

Os resultados produzidos por um laboratório acreditado pelo Inmetro têm a garantia de serem tecnicamente válidos e são aceitos dentro e fora do Brasil. Com essa ampliação, o Instituto segue sendo referência na área de ensaios e soluções tecnológicas para a indústria brasileira.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ampliou seu escopo de serviços acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para oferecer novas soluções tecnológicas à indústria brasileira. A acreditação é o reconhecimento internacional de que o laboratório está operando com sistema de qualidade documentado e tecnicamente competente.

Foram acreditados no Inmetro novos ensaios de migração total em embalagens e equipamentos de cerâmica, vidro ou metal esmaltados ou vitrificados, de determinação de cádmio e chumbo extraídos de superfícies dessas substâncias, além de 32 ensaios em fertilizantes.

Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, com essa ampliação, o Instituto segue sendo referência na área de ensaios e soluções tecnológicas para a indústria brasileira. “Os resultados produzidos por um laboratório acreditado pelo Inmetro têm a garantia de serem tecnicamente válidos e são aceitos dentro e fora do Brasil. Nossos clientes têm a certeza da qualidade e precisão em cada resultado, fruto do profissionalismo e comprometimento da equipe técnica”, explica.

Soluções tecnológicas do Tecpar contribuem para uso racional do solo

Consulte o escopo dos ensaios acreditados  AQUI .

PRODUTOS CERÂMICOS – O Tecpar oferece uma série de ensaios laboratoriais que contribuem para garantir a qualidade de produtos industrializados, a fim de proteger a saúde pública. Um deles é a análise de embalagens para uso em contato com alimentos, que avalia a conformidade destes produtos com regulamentações nacionais e internacionais.

Mais do que atender a uma exigência técnica, a empresa que busca o controle de qualidade demonstra respeito ao consumidor e responsabilidade com a saúde pública e com a sustentabilidade, explica Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar.

“As embalagens e materiais destinados ao contato com alimentos podem transferir substâncias que representam risco à saúde do consumidor. Por isso, a Anvisa estabelece requisitos que visam garantir a segurança de uso destes produtos”, detalha.

Exame de sorologia do Tecpar facilita trânsito de pets para países da União Europeia e EUA

O Grupo Oxford, cliente do Tecpar há cerca de 40 anos, contrata testes de cádmio e chumbo e migração total em produtos cerâmicos para contato com alimentos. De acordo com Mariele Prussak Kormann, supervisora de desenvolvimento de produtos da empresa, o instituto garante a confiabilidade dos testes apresentados e oferece agilidade no atendimento. “Estou no laboratório da Oxford há 20 anos, sempre trabalhei com o Tecpar. Para mim, a primeira opção é sempre o instituto, pois sei que podemos confiar nos resultados e no bom atendimento de sempre”, conta.

FERTILIZANTES – Os laboratórios do Tecpar também fazem avaliação de conformidade em corretivos agrícolas e fertilizantes, analisando tanto micro e macronutrientes quanto contaminantes. Esses ensaios visam ao atendimento da legislação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objetivo regular o uso desses produtos na agricultura, evitando danos ao meio ambiente e à saúde da população.

“Um dos efeitos relacionados ao uso inadequado de fertilizantes, ou de produtos que não estão de acordo com as legislações vigentes, é a ação tóxica que uma substância provoca nas plantas, prejudicando seu desenvolvimento”, alerta Daniele.

Segundo Ronny Dalnei Mafra, coordenador de fertilizantes da Coamo, os serviços prestados pelo instituto garantem o controle de qualidade dos estoques das unidades, o que proporciona o melhor produto ao cooperado. “O Tecpar nos fornece a análise química de corretivos calcítico e dolomítico desde 2011. Com o processo de envio dos resultados sendo digital, temos um ganho no tempo de resposta, podendo resolver questões rapidamente”, diz.

Paraná recebe primeiros pesquisadores do Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos

CREDIBILIDADE – Desde 2007 as competências do instituto são reconhecidas por órgãos certificadores. Para manter o reconhecimento da conformidade do laboratório, a cada dois anos é feita pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro uma avaliação para manutenção da acreditação.

A concessão da manutenção é emitida após especialistas inspecionarem os laboratórios e constatarem que a infraestrutura continua a atender as normativas para a realização de ensaios. As avaliações criteriosas asseguram que o laboratório tem condições técnicas para oferecer resultados de alta qualidade e confiabilidade.

Daniele Adão, gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, destaca que, ao contratar um laboratório acreditado, o cliente receberá resultados válidos e confiáveis com reconhecimento internacional. “Os ensaios são realizados por uma equipe técnica qualificada em laboratórios com condições ambientais controladas. Os equipamentos são calibrados regularmente e as amostras analisadas fazem parte de um rigoroso processo de identificação, rastreabilidade e armazenamento”, ressalta.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal