Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

20/04/2022 | Concebido por Goioerê

Governador inaugura Colégio Agrícola do Noroeste, referência para 35 municípios da região

Governador inaugura Colégio Agrícola do Noroeste, referência para 35 municípios da região

Localizado em Diamante do Norte, a unidade atende cerca de 290 alunos de 35 municípios, inclusive de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A obra, que deveria ter sido iniciada em 2009, passou por diversos aditivos no contrato e só foi retomada em 2020.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (20) a nova sede do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Noroeste, também conhecido como Colégio Agrícola do Noroeste. A unidade, localizada em Diamante do Norte, recebeu investimento de R$ 11,5 milhões do Governo do Estado e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), sendo a maior parte (60%) custeada pelo Estado.

Com a nova estrutura, o Colégio Agrícola vai melhorar as atividades do curso técnico de Agropecuária, que funciona em período integral e conta com cerca de 290 alunos matriculados, a maioria em regime de internato. O CEEP é referência para 35 municípios vizinhos, incluindo o Noroeste paranaense e também os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A obra iniciou em janeiro de 2020, após o contrato ter sido adiado por diversas vezes em gestões anteriores. O primeiro foi assinado em 2009 e chegou a ter dez aditivos sem que as obras saíssem do papel, o que só foi acontecer 11 anos depois, na gestão de Ratinho Junior. “A estrutura do Colégio Agrícola estava sucateada, mas com planejamento e investimento conseguimos modernizar essa unidade, que é referência para toda a região”, disse o governador.

Ratinho Junior destacou a excelência da unidade na formação de profissionais que vão atuar no agronegócio, em uma das regiões mais produtivas do Paraná. “Nosso plano, agora, é transformar todos os colégios agrícolas em pequenas cooperativas, em que a produção local será vendida à comunidade, retornando em forma de recursos para a escola”, afirmou.

“Além disso, os estudantes sairão não apenas como técnicos, mas como gestores e empreendedores, capacitados para o mercado de trabalho e para gerir as propriedades de suas famílias”, salientou. “O Paraná é o supermercado do mundo, e os estudantes daqui serão os gerentes desse supermercado. Com dedicação e aprendizado, vão ajudar o Estado a fornecer alimentos de qualidade para o planeta”.

Com tecnologia e novas metodologias, Paraná reforça ações para manter alunos em sala

Ratinho Junior destacou ainda que desde o início de sua gestão, o Governo do Estado, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), entregou 277 obras escolares, com investimento de R$ 95,1 milhões. Os recursos viabilizaram a construção de novas unidades, a retomada de obras, incluindo as das escolas investigadas na Operação Quadro Negro, e obras de reparos.

O prefeito de Diamante do Norte, Eliel Santos Corrêa, destacou a abrangência regional do CEEP. “É um colégio que atende não apenas Diamante do Norte, mas que atinge todo o Noroeste do Paraná, mais de 30 municípios vizinhos”, disse. “Com essa obra, temos agora um local adequado, onde os pais tem segurança para deixar os seus filhos, porque a estrutura antiga deixava a desejar”.

“Daqui, saem alunos prontos para trabalhar em várias áreas da agricultura e da pecuária, muitos se formam e já têm emprego garantido e também ajudam na agricultura familiar. Essa escola é a vida da região Noroeste”, salientou a diretora do Núcleo Regional de Educação de Loanda, Sônia Cazarim.

Fundepar assina 193 contratos para compra de alimentos da agricultura familiar

OBRA – A nova unidade tem área de 6,7 mil metros quadrados, com salas de aula, alojamentos masculino e feminino, ginásio, laboratórios de informática, de agroleite, agrocarnes e agrovegetais, biblioteca, cozinha e lavanderia.

A nova sede foi construída em uma área da Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a seis quilômetros do atual colégio agrícola, em um local onde os estudantes já faziam algumas atividades práticas. Fundado em 1991, o CEEP ocupava até então o antigo alojamento dos trabalhadores que ergueram a Usina de Porto Primavera, na margem paulista do Rio Paraná, construído em 1980.

“Comparando com o que tínhamos até o ano passado, agora estamos no paraíso. O espaço anterior não foi construído para abrigar um colégio, era uma estrutura antiga que não comportava as atividades e nem oferecia a segurança necessária aos estudantes”, explicou o diretor do CEEP do Noroeste, Ivo Suzuki. “Temos agora espaços adequados e o nosso grande laboratório que é o campo. Escolas agrícolas demandam muita estrutura, e já temos planos de ampliar a unidade”.

Agrinho vai premiar alunos e professores da rede estadual com mais de mil smartphones

Agora, todas as atividades ficarão concentradas em um único local — anteriormente, os alunos tinham que se deslocar até a fazenda experimental para fazer parte das atividades práticas. No curso técnico de Agropecuária os estudantes fazem o cultivo de horta e lavouras, criação de animais e contam também com uma agroindústria para o processamento dos alimentos que saem do campo e viram conservas, doces, carnes e laticínios. 

Na agricultura, são produzidos mandioca, uma das principais culturas do Noroeste, feijão e pastagem. A atividade pecuária inclui a criação de bovinos, caprinos, suínos e aves. O local também abriga uma fábrica de ração, que produz os alimentos dos animais criados na fazenda.

Estudante do segundo ano do colégio, Bruna Stefany Bachiegas, de 16 anos, disse que a nova unidade vai facilitar a aprendizagem. “A estrutura antiga era bem precária, não foi projetada para ser uma escola, a gente ficava até com medo quando chovia”, contou. “O ensino é ótimo, me deu uma nova projeção para o futuro, pretendo sair daqui a cursar agronomia. Agora, com um espaço adequado, mais perto da fazenda para as aulas práticas, tudo ficará melhor”.

Governo ajuda 114 famílias de Paranavaí a comprar apartamentos em novo residencial

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Bueno; a vice-prefeita de Diamante do Norte, Simone Soares da Silva; os deputados estaduais Tião Medeiros, Luís Claudio Romanelli, Márcio Nunes e Soldado Adriano José; estudantes, professores e prefeitos da região.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal