Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

19/01/2022

SMDAS de Toledo teve um ano cheio de ações em proteção ao Meio Ambiente

SMDAS de Toledo teve um ano cheio de ações em proteção ao Meio Ambiente

Cuidar do Meio Ambiente não é uma tarefa fácil, mesmo nos dias atuais, onde as pessoas e as empresas estão mais cientes desta necessidade. Em Toledo, mesmo com a pandemia, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS) teve um ano cheio de trabalhos e desafios em 2021. Foram diversas ações e atividades desenvolvidas dentro dos mais variados ramos de atuação com vistas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A rota de coleta seletiva do município foi ampliada para 100% da área urbana, mais doze distritos, abrangendo também as áreas rurais. Quatro Ecopontos Itinerantes foram realizados para recolher mais de 100 toneladas de resíduos volumosos e resíduos verdes e, em média, 15 toneladas de resíduos recicláveis nas residências dos bairros Jardim Independência, Tancredo Neves, São Francisco e Jardim Bandeirantes. 

Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental, ligadas à população externa, sempre tiveram uma atenção especial da SMDAS: “Junho Verde” com atividades durante todo o mês (palestras/workshops, arrecadações de materiais para Associação de Catadores, entre outras atividades). 

A comemoração do Dia da Árvore resultou na reabertura da Trilha Ecológica do Parque Diva Paim Barth. Foram mais de 500 visitantes atendidos apenas entre setembro e a primeira quinzena de dezembro de 2021.

Ações em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) proporcionaram a entrega de mudas de árvores nativas em troca de alimento e/ou ração. Durante essas ações, mais de 2 mil mudas de árvores foram entregues à população e cerca de 80 cestas básicas foram montadas e destinadas à Associação de Catadores.

No Dia do Rio uma ação envolvendo diversos parceiros, entre eles estudantes, resultou no trabalho de proteção da Sanga Pyahu. Durante a Virada Cultural, a Secretaria marcou presença organizando a Feira de Adoção de animais, arrecadação de livros didáticos desatualizados e guiando diversos grupos na Trilha Ecológica. As visitas ao Aquário Municipal passaram de 32 mil pessoas durante o ano de 2021.

As ações de Educação Ambiental também foram realizadas em forma de campanhas educativas e de incentivo à população. Durante o ano foram entregues aproximadamente 2.700 sacos de ráfia para a população realizar a separação de materiais recicláveis por meio do Programa Porta a Porta (Jardim Bandeirantes e BNH Tocantins). Quatro palestras sobre Resíduos Sólidos e a Importância da Coleta Seletiva foram ministradas para o setor cooperativista, comércio atacadista e agentes de saúde. O ano de 2021 também marcou a retomada do Programa de Recuperação de Nascentes. A arrecadação de livros desatualizados das escolas municipais de Toledo foram destinados para a Associação de Catadores. E a entrega de imãs de geladeira com roteiro da coleta seletiva para alunos da rede municipal e visitantes da Trilha Ecológica colaborou com a divulgação do programa. 

Recicláveis

A Coordenação das Centrais de Valorização e Educação Ambiental, por meio do Programa “Too Reciclando”, registrou de janeiro a novembro de 2021 uma média de 98 toneladas de materiais reciclados arrecadados pelo Programa Porta-a-Porta e 100 toneladas de materiais reciclados por meio dos contêineres “Amarelinhos”, com uma comercialização média de 128 toneladas de materiais através da Associação de Catadores, o que garantiu a eles uma média de R$82,00 a diária de trabalho. 

Além disso, na metade do ano, os associados da Associação de Catadores de Recicláveis do Município foram beneficiados com o Passe Social, garantindo o transporte gratuito até a Associação.

Investimentos

Os investimentos no Aterro Sanitário não pararam durante o ano. Além das manutenções diárias, foram adquiridos novos maquinários, entre caminhão “Roll On Roll Off”, caminhão compactador, escavadeira hidráulica e trator de esteira, as aquisições ultrapassaram R$4 milhões. 

Na área de infraestrutura também estão sendo feitos investimentos, como a correção das vias, pintura, corte de grama, roçada, entre outras atividades de manutenção. A coordenação de Paisagismo garantiu o plantio de mais de 35 mil mudas de flores de verão durante o ano e mais de 30 mil mudas de inverno em locais estratégicos da cidade. 

Animais

Por meio da coordenação de Proteção e Defesa animal, foram realizadas três Feiras de Adoção Animal, com doação de mais de 45 animais (entre cães e gatos). Durante as feiras, a população doou aproximadamente 530 quilos de rações, que foram destinadas às protetoras cadastradas no Município de Toledo.

Durante o ano, o programa de castrações de animais atendeu mais de 240 animais, além dos atendimentos clínicos e cirúrgicos que passaram de 350. Além disso, também é preciso fiscalizar e verificar as denúncias realizadas pela população, mais de 2.600 atendimentos foram realizados: denúncias, notificações e auto de infrações. Somado a isso, mais 948 visitas e autorizações para implantação de loteamentos, suinoculturas, entre outras atividades.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

SMDAS de Toledo teve um ano cheio de ações em proteção ao Meio Ambiente
SMDAS de Toledo teve um ano cheio de ações em proteção ao Meio Ambiente

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal